Reuniões em Patos de Minas

Sind-Saúde tem agenda de encontros com trabalhadores na cidade

reuniões face1

O Sind-Saúde/MG estará em Patos de Minas na quarta-feira (31/07) para uma série de reuniões com os trabalhadores. Trabalhadores municipais de saúde, agentes comunitários de saúde (ACS), agentes de combate à endemias (ACE), trabalhadores do Hospital Regional Antonio Dias e da Superintendência Regional de Saúde, irão dialogar com diretor da secretaria de Administração do Sind-Saúde, Eni Carajá Filho, assuntos necessários para a categoria.

O diretor fará ainda contatos com o Conselho Municipal de saúde e secretaria municipal de saúde para apresentar demandas relacionados à organização e estruturação do SUS municipal, educação permanente para o controle social dentre outros temas relevantes.

A iniciativa destas reuniões partiu de um grupo de trabalhadores municipais de saúde, que convidaram a diretora do Sind-Saúde Lionete Pires, que por estar em atividade fora do Estado repassou a responsabilidade desta agenda.

O Alto Paranaíba sempre foi região que acolheu o Sindicato como bem público e defensor do trabalhador e amplia a inserção dos temas no cotidiano de saúde pública.

Questões como aplicação do piso dos ACS e ACE que está contido e assegurado na lei federal 12.994/2014 que definiu o mesmo em R$1.014,00 (mil quatorze reais), previdência municipal, regularização jurídica para essas categorias, direitos sindicais e sociais, são temas inevitáveis para este debate.

Contestaremos firmemente a visão dos gestores municipais que vem questionando a lei federal e alegando não possuir recursos para cumpri-la.

Para os demais trabalhadores municipais da saúde, a pauta discorrerá sobre a inserção sindical, plano de carreiras, jornada de trabalho, concurso público e Mesa Municipal Permanente de negociação do SUS.

Em relação ao controle social, será analisado a composição do Conselho Municipal de Saúde, a paridade, a representatividade e sugestão de correção de rumos.

Serão convocados ainda vereadores, personalidades locais e regionais visando sensibilização e encaminhamento das pautas.