Reunião CONES discute IPSEMG

Relatório de gestão sobre os serviços de saúde é criticado por sindicatos do funcionalismo  

27 cones ipsemg

A coparticipação no Ipsemg voltou a ser criticada pelos sindicatos na última reunião do Comitê Estadual de Negociação Sindical (Cones) marcado para discutir os serviços do Instituto. A reunião aconteceu na manhã da última sexta-feira (27).. Representantes e diretorias dos sindicatos, representantes do governo e a diretoria executiva do IPSEMG estavam presente na reunião, que iniciou com a apresentação dos gráficos de pesquisa e relatório de gestão com informações que causaram grandes questionamentos pelos sindicatos.

 Representantes do governo e a diretoria executiva do IPSEMG iniciaram a reunião com a apresentação dos gráficos de pesquisa e relatório de gestão com informações que causaram grandes questionamentos pelos sindicatos.

  O primeiro questionamento foi a respeito do indicador de qualidade, satisfação e propensão à lealdade.  A pesquisa governamental aponta que 83,2% dos usuários aprovam e indicam o IPSEMG. Outro ponto muito questionado foi a respeito do real investimento como retorno da cobrança coparticipativa.

Os sindicalistas ao perceberem a comparação realizada entre o IPSEMG e os demais planos de saúde privados, pontuaram que Saúde e Educação são pontos cruciais para os servidores como também para a população. Sistemas como estes jamais deveriam depender de contrapartida  para apresentar melhorias. Para os sindicatos o Estado não necessita de arrecadar fundos lucrativos, mas sim de implementar melhorias e benefícios na saúde e na educação para a sociedade.

O desconto da contribuição no 13º salário também foi alvo de criticas dos sindicalistas. O governo ficou de rever e dar outras alternativas.