Reunião com o presidente da Fhemig debate as condições de trabalho dos servidores das unidades

Por intermédio do Sind-Saúde/MG, representantes dos servidores de várias unidades da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) se reuniram nesta quarta-feira (02.03) com o presidente da Fundação, Dr. Antônio Carlos de Barros Martins para debater sobre alguns problemas relacionados às condições de trabalho nos hospitais.  As principais reivindicações foram encaminhadas em ofício para a presidência, que após avaliá-las convidou o Sind-Saúde/MG para discuti-las. Estiveram presente no encontro representantes dos hospitais João XXIII (HJXXIII), Júlia Kubistchek (HJK), Galba Veloso (HGV) e Alberto Cavalcanti (HAC) e da Casa de Saúde Padre Damião (CSPD).

Estrutura

Foram apresentados vários problemas na estrutura das unidades, como falta de janelas em algumas enfermarias (HJK), condições inadequadas para os pacientes aguardarem atendimento (HJXXIII, HJK, HGV), pacientes repousando em colchões dispostos no chão (HGV), pouca ventilação (HJK) e imobiliário antigo e em falta (HAC).
Segundo o diretor da Fundação, os problemas mostrados de fato não podem ocorrer e ele próprio solicitará que sejam urgentemente resolvidos.

Informática

De acordo com relato de vários servidores, o sistema de informática apresenta problemas constantemente, o que prejudica a eficiência do atendimento aos pacientes. A mudança e a morosidade do Sistema de Gestão Hospitalar (SIGH), além da falta de treinamento adequado, fazem com que o cadastro e o registro dos pacientes fiquem prejudicados. Segundo Dr. Antônio Carlos, o treinamento foi realizado em várias unidades e continua em outras, de modo que em breve todos os funcionários usarão adequadamente.

Comunicação

Há um distanciamento muito grande entre os servidores e as chefias dos hospitais e às vezes até entre os próprios servidores. Essa falta de comunicação causa uma série de desencontros de informação, prejudicando os funcionários e, sobretudo, o atendimento à sociedade.

Promessa

Além de ter se comprometido a averiguar alguns dos problemas apresentados, o diretor da Fhemig garantiu que a organização geral das unidades mudará radicalmente, a partir do início da “gestão de pessoas”, a ser aplicada por um especialista que está sendo buscado. De acordo com Dr. Antônio Carlos, essa proposição moderna alterará toda a concepção de relacionamento entre a Fhemig e os funcionários.

O Sind-Saúde/MG, cumprindo seu papel de representante dos trabalhadores das unidades da Fhemig, estará atento ao cumprimento dessas promessas e à situação das condições de trabalho de todos os servidores. Se for necessário, os diretores solicitarão novas reuniões com a presidência da Fundação ou com as direções de unidades específicas.

00areuniao_presidente_fhemig.JPG