Seplag tenta responder às reivindicações do Sind-Saúde/MG

Os diretores do Sind-Saúde/MG, Renato Barros e Reginaldo Tomáz e os servidores Carla Anunciatta (gestora da Coordenação da Vigilância Sanitária da SES) e Antônio Ruback (servidor do IMA e representante do IMA ASSIMA) estiveram na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) nesta segunda-feira (28.02) para ouvir da Intendência da Cidade Administrativa as respostas sobre as reivindicações apresentadas pelo Sindicato no início de janeiro. Naquela primeira reunião, os diretores da entidade relataram uma série de questionamentos dos servidores da SES com relação às condições de trabalho na nova sede do governo. A coordenadora da Intendência, Kênnya Kreppel e seus assessores pediram um tempo para avaliar e até resolver alguns dos problemas apresentados e solicitaram a reunião desta segunda para dar as respostas.

A apresentação da coordenadora de fato passou por vários pontos relatados no ofício entregue no início de janeiro. De certa forma, as reivindicações serviram como um diagnóstico para que o governo balizasse algumas ações para melhorar as condições de trabalho dos servidores. O Sind-Saúde/MG ficará atento às obras que, segundo Kênnya, estão sendo ou serão realizadas, como a inserção de assentos nos pilotis, a ampliação do estacionamento, a troca das peças irregulares que causam constantes entupimentos nas privadas e a criação de mais e melhores opções de alimentação. Confira outras respostas ao final desta matéria.

Terceirização de serviços públicos

Outros problemas, porém, não serão resolvidos neste governo, pois se relacionam com o modelo de estado implementado em Minas Gerais desde a administração Aécio Neves, que dá exagerado privilégio à iniciativa privada. Primeiro: a grande maioria dos serviços gerais da sede do governo, como recepcionistas, faxineiros, garçons e técnicos de informática, são contratados junto a empresas terceirizadas – com destaque para a MGS. Além de sempre estar denunciando esse tipo de contrato, que não valoriza o trabalhador e dá lucros para grandes empresas, o Sindicato e os servidores devem relatar as eventuais e constantes más prestações, pelos ramais de ouvidoria da Cidade Administrativa. Assim, as contratadas são acionadas e, caso persistam nos erros, podem sofrer notificações, advertências e até multas. Segundo: o estacionamento – localizado em via pública – será gerenciado pelo Minas Park, que cobrará R$4,00 por hora por cada carro de visitante e um preço simbólico de R$0,01 por mês por carro de servidor. O Sind-Saúde/MG discorda de qualquer cobrança em espaço público e receia de que esse 1 centavo seja apenas um precedente para que a prestadora aumente o preço de modo gradativo.

Luta pela creche

Uma das principais bandeiras de luta do funcionalismo em 2011 – o oferecimento de serviço de creche para os filhos das servidoras públicas – não tem previsão para ser implementado no âmbito da Cidade Administrativa. Sobre essa questão, a coordenadora da Intendência disse apenas que o governo está efetuando estudos na região para a implantação de serviços relevantes para a sociedade do entorno e para os servidores. Segundo Renato Barros, diretor do Sind-Saúde/MG, a creche é um direito constitucional que deve ser garantido para as servidoras. “Grande parte das trabalhadoras da SES estão em idade reprodutiva. Elas têm que ter as creches à disposição, pois muitas não têm onde deixar seus filhos para irem trabalhar”, afirmou Renato.

Questionamentos continuam

O Sind-Saúde/MG continuará atento às condições de trabalho dos servidores da SES e caso as promessas de melhorias apresentadas na reunião desta segunda não sejam cumpridas ou novos problemas apareçam, a entidade cobrará enfaticamente da Intendência as providências necessárias.

Confira abaixo algumas respostas às reivindicações do Sindicato:

Transporte coletivo:
– O número de linhas e de ônibus disponibilizados pela BHTrans foram determinados a partir de pesquisas com os servidores e podem sofrer alterações dependendo dos contínuo monitoramentoda BHTrans;
– Em dezembro de 2010 o quadro de horários das linhas foi ampliado, principalmente nos horários de pico;
– Já estão circulando as linhas 6350, 65, 642, 66 e 67. Ainda no primeiro semestre de 2011 será implantado um “Seletivo Cidade Administrativa” que partirá da Savassi;
– Para pegar uma linha no sentido Confins, os usuários devem utilizar os ônibus internos até a entrada no túnel e, a partir daí, utiliar a via de pedestre existente até a MG10;
– O ponto de ônibus do Prédio Minas está em construção, com o término previsto para março;
– O ponto de ônibus do Prédio Gerais está sendo ampliado, para permitir parada de um número maior de ônibus.

Estacionamento:
– Atualmente estão disponíveis 2.160 vagas. Até o final de março mais 850 vagas serão disponibilizadas;
– Há um monitoramento diário do número de veículos que utilizam as áreas externas do estacionamento. Esse monitoramento indica que o total de vagas a ser disponibilizadas será suficiente para atender toda a demanda.

Alimentação:
– Está em estudo, junto com a Vigilância Sanitária, a possibilidade de se permitir a distribuição de marmitex no subsolo;
– Serão inaugurados até abril outras três opções de alimentação no Prédio Minas: Dona Lourdes, Meritíssimo e Pizza Bull; e outras duas no Prédio Gerais: California Cofee e Banzai.

Agências bancárias:
– Há um contrato do Estado com o Banco do Brasil que determina em instituições públicas só podem ser oferecidos serviços deste banco;
– Há caixas de auto-atendimento nos andares dos prédios Minas e Gerais;
– Foi inaugurada uma agência bancária, com atendimento gerencial, nos nonos andares dos prédios Minas e Gerais;
– No Centro de Convivência há caixas de auto-atendimento e haverá atendimento ao público.

Outros:
– Estão sendo realizadas obras para evitar retenção de água de chuva nos jardins;
– O ar-condicionado será adequado quando todo os prédios forem ocupados, pois o sistema responde à um serviço geral;
– Para manutenção dos elevadores, funcionários da empresa contratada ficam todos os dias à disposição na Cidade Administrativa;
– A universalização da redução da jornada de trabalho para 6 horas diárias foi encaminhada à Subsecretaria de Gestão de Pessoas

Confira abaixo algumas fotos do encontro:

00reuniao2_seplag3.JPG

00reuniao2_seplag4.JPG