Fhemig já tem data de fechamento de creche e Sind-Saúde cobra respeito às mães e pais

A Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) informou que o fechamento da creche Abelhinha Zum Zum se dará no dia 05 de fevereiro quando as crianças serão transferidas para a creche Cantinho Feliz, localizada no Instituto Raul Soares (IRS). A mudança tem sido criticada por mães e pais que tem na creche o suporte para que possam trabalhar na assistência hospitalar. A informação foi dada na última semana durante reunião da Mesa de Negociação entre a Fhemig e o Sind-Saúde/MG. A direção do Sindicato mais uma vez ponderou sobre as dificuldades que o fechamento da creche acarretará na vida das crianças e das mães e solicitou a manutenção da creche no terreno do antigo Hospital Galba Velloso que irá abrigar o novo Hospital Eduardo de Menezes (HEM). Diante da negativa da Fhemig em manterá a creche aberta, o Sind-Saúde reivindicou uma série de medidas para atender as famílias.

Veja os pontos reivindicados e a resposta da Fhemig durante a reunião:

  1. Cumprimento da remoção das mães e pais que assim desejarem para hospitais próximos a creche Cantinho Feliz;
  2. Que seja garantido um tempo de tolerância de 60 minutos para essas mães e pais no trabalho por um período de 12 meses. Fhemig se propôs a discutir tolerância por 90 dias;
  3. Garantir a discussão sobre a inclusão da creche no projeto do novo HEM. Fhemig acordou que a ampliação da creche Cantinho Feliz será pautada na próxima reunião.

A Mesa de Negociação da Fhemig com o Sind-Saúde acontece mensalmente.