Protesto na CSSI

Consultório público odontológico da rede FHEMIG todo equipado está fechado em Betim há um mês e lista de espera chega a 100 pacientes
30 08 protesto Colonia 01
Servidores da Casa de Saúde Santa Isabel (CSSI), antiga Colônia Santa Isabel em Betim, e usuários de saúde protestaram na manhã desta sexta-feira, 30/08 contra o fechamento do consultório odontológico do centro de especialidades da unidade. Os serviços estão sem atendimento a mais de um mês e a lista de espera que o Sindicato Único dos Trabalhadores (Sind-Saúde/MG) teve acesso acumula mais de 100 pacientes.

O local foi fechado por falta de profissional dentista e até agora nenhuma substituição foi feita. A sala composta com dois equipamentos odontológico completos, sala de Raio X em perfeitas condições, instrumentos clínicos e cirúrgicos está fechada.

O protesto começou às 9 horas e pediu a reabertura imediata do consultório. Para o servidor e diretor do Sind-Saúde/MG, Hudson Fernandes, o espaço tem estrutura para que dois dentistas atendam simultaneamente. “Nós exigimos que seja contratado imediatamente esse profissional e queremos que o governo explique o desmonte que ocorre na Casa Saúde Santa Isabel” afirmou.

30 08 protesto Colonia 03

O representante da comunidade Hélio Dutra chamou a atenção para a proposta da Fhemig de acabar com os hospitais Colônias. “Nós temos que fazer uma reflexão da Colônia como um todo. Estamos de frente de uma estrutura que tem um bloco cirúrgico montado e que não funciona porque não tem elevador. Essa preocupação nossa vai além do serviço de odontologia. Temos que lutar para preservar o que nós demorarmos décadas para conquistar. Preci-samos fortalecer nosso serviço de emergência.”

Um dos usuários de saúde denuncia essa situação e relatou a dificuldade que tem encontrado para ser atendido. Segundo ele, até para buscar os remédios que precisa tem se deslocado para outras unidades mais distantes, o que aumenta o transtorno já que ele se locomove com cadeira de rodas.

O médico dr. Eduardo Rabelo também questiona a intenção da gestão em desativar os servi-ços. “Falar que não há demanda para os nossos serviços não parece só cinismo, parece má-fé. Os pacientes não conseguem atendimento porque de forma muito bem estudada a gestão está desmontando os serviços. Aos pouquinhos vão fechando tudo. Uma das formas de fechar é piorar o serviço. Quem faz isso é inimigo do povo”, afirma Eduardo Rabelo.

30 08 protesto Colonia 02

A diretora do Sind-Saúde/MG Neuza Freitas chamou a atenção para as denúncias graves e recorrentes que hoje estão sendo acompanhadas pelo Ministério Público do Trabalho.

Clique aqui e veja a reportagem da Globo Minas veiculada no MGTV