Projeto de recomposição salarial avança para segundo turno e servidores da saúde mobilizam deputados para inclusão de emendas

Está marcado para a manhã desta quinta-feira (06/06) a votação em segundo turno do Projeto de Lei 2309/24 no Plenário da ALMG. Até o momento, o PL prevê o reajuste do funcionalismo em 4,62%. O texto segue em disputa no parlamento e servidores públicos se organizam em vigília com deputados para emendas que melhorem o texto seja colocado em tramitação. A votação em primeiro turno teve quase empate em relação a autorização ao poder executivo de aumentar o reajuste para 10,67% e também mostrou força à emenda sobre a Gages na saúde.

O Sind-Saúde esteve na ALMG durante toda a tramitação do PL e convoca os servidores da saúde para os momentos finais deste movimento. A emenda que estende e incorpora a Gages poderá representar 50% do salário de base de muitos servidores da saúde. A diretora do Sind-Saúde/MG Núbia Dias chama atenção para a importância de sensibilizar os parlamentares sobre essa emenda. “Os trabalhadores e trabalhadores da saúde estão fazendo um grande movimento nos gabinetes dos deputados justamente para que os líderes de blocos da Assembleia tenham a sensibilidade de encaminhar a emenda pra segundo turno. Eles precisam agora assinar e encaminhar a emenda para o segundo turno”, explica Nubia.

Ao prever que poderia ser derrotado com um reajuste abaixo da inflação, o governador Zema enviou à ALMG um novo texto que aumentava 1% do reajuste proposto. O recuo do governo foi feito em vista a mobilização dos servidores públicos, porém o reajuste ainda está aquém da recomposição necessária. Muitos parlamentares argumentaram que há fôlego no caixa do Estado para uma recomposição maior, tendo em vista o crescimento das receitas e o impacto de percentuais maiores na despesa com pessoal.