Semana decisiva na ALMG: Aumento da recomposição salarial pode ter reviravolta no segundo turno de votação

A votação do primeiro turno do Projeto de Lei 2309/24 teve resultado apertadíssimo no Plenário da Assembleia Legislativa (ALMG) na tarde desta terça-feira (04/06). O clima no parlamento é disputa para atender a pauta do funcionalismo. O placar do primeiro turno aprovou o reajuste de 4,62% e rejeitou as emendas que buscavam melhorar o texto, como a autorização para aumentar o percentual para 10,67%, incorporação e extensão da Gages na saúde, parcela única do retroativo à janeiro e cumprimento dos investimentos constitucionais em saúde e educação. Agora, o PL segue para Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) antes de votação em segundo turno, prevista para a manhã desta quarta-feira (5), na ALMG.

O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG), assim como demais entidades do funcionalismo, reforça a importância da presença dos servidores nas galerias. A diretora do Sind-Saúde Núbia Dias afirma que muitos deputados mudaram seus votos com o “trabalho de porta em porta feito nos gabinetes”. Alguns parlamentares não computaram seus votos no primeiro turno, o que abre margem para mudança do resultado. Para a saúde, a emenda da Gages é fundamental e pode representar uma ampliação de 50% do salário base.

O primeiro reajuste proposto pelo governador Zema abaixo da inflação foi mal recebida pela ALMG e com a pressão dos servidores o governo apresentou um novo percentual de 4,67%, ainda assim aquém do esperado para recompor os últimos dois anos. O aumento do reajuste para a inflação de 2023 não recompõe nem mesmo os dois últimos anos. A taxa irá representar menos de R$100 para mais de 40 mil servidores. Desses, a imensa maioria embolsaria R$ 60,27 a mais por mês em média.

Veja como foi a votação de cada deputado nas emendas apresentadas:

Acima, como votaram os deputados na emenda nº5, que prevê a incorpração e extensão da Gages

Emenda 17: Como votaram os deputados na emenda de aumentar o reajuste para 10,67%

Votação da emenda 56, referente ao pagamento do retroativo em parcela única

Placar de 32 a 33 para emenda conjunta de deputados que prevê autorização  para o Poder Executivo a conceder revisão de 10,67%

Compareça nesta quarta-feira na ALMG!!

Foto 1: Henrique Chendes/ALMG