SUS de Brumadinho não é mercadoria!

No apagar das luzes da gestão atual, a população e os/as  trabalhadores/as estão sendo surpreendidos com a terceirização dos serviços de Saúde de Brumadinho. A proposta de terceirização é através de PPP – Parceria Público Privada para a gestão do SUS de Brumadinho.

Na contramão dos outros estados e municípios, que estão revendo sua política de terceirização, em razão dos relatórios da CGU- Controladoria Geral da União. Os documentos da CGU apontam que 57% das operações terceirizadas da saúde estão sendo investigadas por serem utilizadas para lavagem de dinheiro e organização criminosa, além de uma série de outros crimes (peculato, corrupção, fraude a licitação, nepotismo e outras tantas).

Além de favorecer a mercantilização, a precarização dos serviços e da força de trabalho da saúde estão presentes em 92% dos casos, conforme aponta o Relatório de dezembro de 2023 do TCU – TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. Junto a isso, é identificado dificuldade de fiscalização do controle social por parte dos usuários, sindicatos, conselho de saúde e conselhos de classes.

O Sind-Saúde Núcleo Regional Betim defende que é fundamental garantir um sistema de saúde de qualidade para todos e deve ser tratada como direito humano e não como um negócio lucrativo.

É essencial que a entrada dos profissionais ao serviço de saúde seja por meio de concurso público, garantindo assim a transparência, a eficiência e a prestação de um serviço de qualidade para a população.

É necessário que toda a população e todos/ as trabalhadoras do SUS de Brumadinho se mobilize e participe ativamente das decisões relacionadas ao SUS de Brumadinho.

A saúde não é mercadoria e sim um direito fundamental para todos os cidadãos e um dever do município.