PL das migalhas: Reajuste de 4,67 é aprovado na ALMG e emendas que melhoravam o texto foram rejeitadas

A Assembleia Legislativa aprovou na tarde desta quinta-feira (06/06) em segundo turno o projeto de lei número 2.309/2024 que reajusta em 4,62% o salário dos servidores estaduais retroativo a janeiro. Emendas que pretendiam aumentar a revisão salarial para 10,67% e também estender e incorporar a Gages para cargos da saúde foram rejeitadas. A votação aconteceu sob muito protesto dos servidores que reivindicavam a aprovação das emendas. Gritos de “vergonha” e “vendidos” eram direcionados aos deputados que acompanharam o desejo de Zema.

Apesar do resultado, a proposta que ganhou o apelido de “PL das migalhas” gerou desgaste ao governo. Para não perder a votação, Zema promoveu represália a deputados que votaram a favor dos servidores no primeiro turno. O resultado apertado (33 a 32) era sinal que o funcionalismo poderia derrotar Zema. Após as séries de retaliações, o placar do segundo turno foi de 36 a 28 para rejeitar as 11 emendas. Além de tentar aumentar o índice de reajuste, outras mudanças eram pretendidas como a obrigatoriedade do Poder Executivo pagar o salário mínimo a todos os servidores e o pagamento do retroativo do reajuste em parcela única.

A todo momento, servidores e deputados lembraram que o governador Zema aumentou seu próprio salário em 300% e nega ao funcionalismo a recomposição salarial.

O Sind-Saúde parabeniza os servidores por sua garra e força em acompanhar a tramitação do PL. Mais uma vez o funcionalismo e as entidades representativas mostraram comprometimento com a luta incansável por justiça e valorização das carreiras que ajudam Minas e o povo mineiro.

Inimigos do funcionalismo: Veja os deputados que votaram NÃO as emendas do salário mínimo (emenda 17), da extensão e incorporação da Gages (emenda 15) e da parcela única para o retroativo (emenda 6):