Portas de entrada no HGV e IRS

Trabalhadores defendem manutenção das urgências nos hospitais psiquiátricos da Fhemig e elegem comissão para acompanhar as discussões

04 reuniao hgv irs z

Os trabalhadores das unidades hospitalares Galba Velloso (HGV) e Instituto Raul Soares (IRS) uniram suas forças em defesa da manutenção das portas de entrada dos hospitais da rede FHEMIG que são referência para o cuidado de usuários com transtornos mentais em situações de crise. A assembleia se deu na quarta-feira (04/09) e contou com a participação  de representantes do controle social representado pelo vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde – CES – (Ederson Alves) e de parlamentares como o Deputado Estadual Professor Cleiton, Beatriz Cerqueira além da assessoria do deputado Federal Patrus Ananias.

04 reuniao hgv irs

Nesse encontro, houve a defesa intransigente da manutenção das portas de urgência desses hospitais afim de assegurar o atendimento adequado nas situações que requerem o cuidado no nível terciário. Além disso, o sindicato informou que o tema foi levado à presidência da FHEMIG, em reunião com a participação do CES, e o presidente afirmou não se tratar de diretriz da Fundação e, portanto, emitiu nota com esclarecimentos acerca do tema recentemente divulgado pela diretoria assistencial em reuniões com os trabalhadores das duas unidades.

Além desse ponto, foi discutido o plano de implantação de Organizações Sociais na FHEMIG que ganhou corpo a partir da última audiência pública realizada pela ALMG quando representantes da Secretaria de Planejamento e da Secretaria de Estado de Saúde defenderam este tipo de gestão. O sindicato posicionou-se contrário a qualquer tipo de privatização do serviço de saúde em consonância com o CES. O deputado Professor Cleiton informou a existência de um projeto de Lei em tramitação na ALMG que garante ao CES o poder de veto para casos que envolvem a pasta da saúde, o que inclui privatizações no âmbito da FHEMIG.

Foi encaminhada a criação de uma comissão de 3 servidores de cada unidade (HGV e IRS) para participarem de reunião com  a participação de representantes da ALMG, CES, Sind-saúde e vistoria nas unidades HGV e IRS.

04 reuniao hgv irs b

Os trabalhadores que irão compor a comissão foram referendados pela assembleia de trabalhadores, pelo Sind-saúde e pelo CES para representar os trabalhadores em todos os fóruns de discussão que trate de discussão acerca das unidades HGV e IRS.

Segue a composição de trabalhadores:

IRS: Lucas Frederico Luiz Lopes, Blena Naira Silva Santos e Tiago de Oliveira Neto

HGV – Vanessa Gonçalves, Juliane Lino e Edson Hilário

04 reuniao hgv irs a1