Saúde do trabalhador

Sind-Saúde propõe Plenária para discutir sobre impacto do crime da Vale na vida dos trabalhadores da saúde

4 reuniao nucleo crime vale impacto

O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde/MG), junto com Núcleo Regional Betim, vai organizar uma plenária com os trabalhadores da saúde com a participação do Ministério público do trabalho para discutir os impactos na saúde física e mental, assim como nos processos de trabalho dos servidores da saúde de Betim e região após o rompimento da barragem da Vale. Logo após a tragédia, o departamento jurídico do Sindicato iniciou um diálogo com a empresa Vale para diminuir os danos nos processos de trabalho das unidades de saúde. A inciativa da plenária foi discutida no Núcleo Betim acompanhado do diretor estadual do Sind-Saúde Hudson Fernandes em reunião na terça-feira (03/09).

A diretora do Núcleo Betim, Yara Diniz afirmou que o Sindicato tem recebido demandas e dúvidas sobre possibilidade de ação judicial. Segundo Hudson, após o crime da Vale, trabalhadores da Casa de Saúde Santa Isabel (CSSI) e unidades básicas da região relataram aumento de assédio moral e ameaças. O Sindicato encaminhou as denúncias dos trabalhadores ao Ministério Público do Trabalho que passou a acompanhar e reunirá com os servidores para ouvir as reclamações.

Para Hudson, as discussões devem ser feitas em dois momentos. A primeira com promotora do MP Luciana Marques Coutinho Ministério do Trabalho que tem acompanhado o tema e a segunda com os trabalhadores para encaminhar ações.

Para Yara os trabalhadores do município de Brumadinho sofreram os mesmos impactos e aponta a necessidade de debater a saúde do trabalhador como um todo. Ela cita como exemplo a garantia à assistência médica psicológica e exames.

A data e o local ainda serão definidos e, logo após, a divulgação será feita aos trabalhadores. Estiveram presentes na reunião os diretores do Núcleo Maria Conceição Pimenta, Luiz Cláudio Rodrigues dos Anjos e Yara Cristina Diniz e o diretor estadual Hudson Fernandes.