Pesquisa de Enfermagem no Brasil

Cofen apresenta Perfil da Enfermagem no Brasil na ALMG em mais um movimento pelas 30h em MG

30 horais

No dia 11/08 (Terça-feira), às 14h, haverá uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com a participação do Conselho dos Enfermeiros do Estado – Coren/MG. No evento serão divulgados dados apurados pela Pesquisa Perfil da Enfermagem, um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Esse é o mais amplo levantamento sobre uma categoria profissional já realizado na América Latina, e faz um diagnóstico da Enfermagem – formada por Auxiliares, Técnicos e Enfermeiros – considerando aspectos da formação profissional, origem socioeconômica, atualização técnico-científica, qualidade e condições de trabalho, remuneração e participação sociopolítica.

A audiência será uma oportunidade de apresentar para parlamentares a importância da aprovação de projetos de lei essenciais para os profissionais da categoria, como a regulamentação da carga horária de 30 horas semanais e o estabelecimento do piso salarial.

A divulgação em Minas da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil contará com a presença dos Presidentes do Cofen, Manoel Carlos Neri, e do Coren-MG, Marcos Rubio, da coordenadora da pesquisa em Minas, Eva Zan Pereira, e de representantes do Cofen, da Fiocruz e da Secretaria Estadual de Saúde. Também participará da audiência o deputado estadual Celinho do Sinttrocel, autor dos Projetos de Lei 691/2015, que dispõe sobre a jornada de trabalho dos profissionais de Enfermagem na rede hospitalar pública do Estado, e 1032/2015, que estabelece piso salarial regional para a categoria.