Pela Visibilidade da mulher e Igualdade de gênero: a luta é agora!

Reafirmar a necessidade de visibilidade da mulher e da igualdade de gênero, talvez pareça óbvio, mas a realidade infelizmente é outra e, cada vez mais, movimentos ultraconservadores apontam que é exatamente o contrário: o movimento feminista por igualdade nunca esteve tão atual e precisa urgentemente ser fortalecido. Diferenças salariais, de acesso ao trabalho e ensino, tarefas domésticas e dedicação de cuidado à família. Em todas essas esferas a máxima é a enorme distante entre os obstáculos enfrentados pelas mulheres na sociedade brasileira. É urgente que, para além de simbólico, a data do Dia Internacional da Mulher representa nas ruas e nas leis a transformação dessa realidade.

Em 2022, mulheres dedicaram 9,6 horas por semana a mais do que os homens aos afazeres domésticos ou ao cuidado de pessoas. Esses dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua 2022, que levantou informações sobre cuidado de pessoas, afazeres domésticos, produção para o próprio consumo e trabalho voluntário. A população com 14 anos ou mais de idade dedicava, em média, 17 horas semanais aos afazeres domésticos e/ou cuidado de pessoas, sendo 21,3 horas semanais para as mulheres e 11,7 horas para os homens.

Mas não é somente nos afazeres domésticos que a diferença é brutal. No mercado de trabalho, as mulheres chegam a ganhar quase 30% a menos nos mesmos cargos ocupados por homens. A remuneração mensal média feminina, no período, foi de R$ 2.416. A masculina, de R$ 3.099. Isso significa que uma brasileira recebe, em média, 78% do que ganha um homem. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O assunto deve ser debatido nos espaços legislativos tanto no âmbito federal quanto estadual e municipal. Em Minas, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), vai promover em sua programação o Ciclo de Debates: Precisamos falar sobre a (in)visibilidade das mulheres. Por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, em parceria com coletivos, entidades e órgãos, marca o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, com atividades que dão visibilidade à luta das mulheres por direitos. Mantendo desde 2019 a marca “Sempre Vivas”, em referência à resiliência das mulheres, este ano o tema será “É tempo de reconhecer o valor das mulheres”.

Participe! Acompanhe a programação no site da ALMG