Núcleos em rede

Seminário dos núcleos do Sind-Saúde discute temas fundamentais para a organização das lutas no interior

DSCF4890 capa site

Representantes dos trabalhadores da saúde de Betim, Janaúba, Matozinhos, Montes Claros, Patos de Minas, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas e Vespasiano se reuniram nesta quinta-feira (21) na sede do Sind-Saúde para debater e deliberar sobre questões fundamentais para a união e organização da atuação do Sindicato no interior de Minas, sobretudo com relação aos servidores municipais.

Durante a parte da manhã, os trabalhadores se apresentaram e discutiram sobre temas de grande relevância para os servidores de todas cidades e do Estado.

Foi ressaltada, por exemplo, a necessidade de se fortalecer a luta para que todos os municípios respeitem a lei e tenham o regime jurídico estatutário como único na prefeitura, o que garante estabilidade e todos direitos trabalhistas. Outras lutas que o Sindicato e os trabalhadores estão enfrentando ou têm pela frente nos municípios são: que nenhum salário seja menor que o mínimo, que sejam abertos concursos públicos, que não haja contratos precários, que a situação jurídica dos ACS e ACE seja regularizada, que os planos de carreiras sejam implementados ou reformulados, que o adicional de insalubridade ou periculosidade seja pago a quem faz jus, que os repasses financeiros do governo federal sejam de fato utilizados para se investir nos serviços e servidores da saúde e que as chefias respeitem e valorizem os trabalhadores.

Os representantes dos vários núcleos reforçaram a importância de todos os núcleos manterem entre si uma forte rede de compartilhamento, com troca de experiências e apoio mútuo nas lutas. “Teve núcleo que já conquistou o regime jurídico único, teve outros que conquistaram melhorias salariais, redução da jornada. Se desde o início estivéssemos unidos, todos poderiam ter conquistado tudo isso e muito mais”, disse Eva Alípia, diretora do Núcleo do Sind-Saúde de Ribeirão das Neves.

Para a Agente Comunitária de Saúde (ACS) de Patos de Minas, Denise Dias o encontro foi fundamental para que a luta dos servidores de sua cidade ganhe mais força e mais argumentos. “Agora sabemos, por exemplo, que por lei a prefeitura só pode ter um regime jurídico, e tem que ser estatutário”. Denise ressaltou também que antes não havia nenhuma entidade para apoiar as lutas dos agentes e dos demais servidores da saúde, mas há cerca de um ano o Sind-Saúde abraçou a causa e está dando motivação e novas perspectivas para os servidores de Patos de Minas.

Organização das lutas

Na parte da tarde, os representantes dos núcleos apresentaram a atuação das lutas em suas cidades e discutiram e deliberaram sobre a organização e a continuidade dos movimentos no interior. Entre o final de abril e início de maio, será realizado um novo seminário dos núcleos, dessa vez para debater a luta pela implementação dos Planos de Cargos Carreiras e Salários das prefeituras onde não existe e pela revisão e melhoria onde já existe, para que todos os servidores efetivos tenham perspectiva na carreira e tenham seus direitos e evolução salarial assegurados.

Além disso, será encaminhado um documento a todos os diretores estaduais do Sind-Saúde para que fiquem a par das discussões e necessidades dos núcleos. Será, ainda, formado um colegiado de núcleos para debater com os diretores estaduais a ajuda na mobilização e organização das lutas no interior.

DSCF4828 site

DSCF4840 site

DSCF4875 site