Mobilização em Valadares

Na última sexta-feira, 04/03, Sind-Saúde e trabalhadores(as) de Governador Valadares realizaram Assembleia para definir pauta de reivindicações.

valadares 04 03 a

Trabalhadoras e trabalhadores da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares e também servidores do Hemominas realizaram Assembleia na última sexta-feira, 04/03, com a participação de representantes do Sind-Saúde.

O primeiro ponto discutido na reunião foi o impacto da pauta aprovada na Assembleia Geral, realizada no último dia 23 de fevereiro, para os trabalhadores(as) da Secretaria Estadual de Saúde. Com relação à luta pelas 30 horas e restruturação da carreira, deverá ser ampliado o número de participantes da SES para acompanhar as negociações em curso com o governo.

Outro ponto discutido na Assembleia foi o assédio moral praticado pelo diretor da regional, denunciado por vários trabalhadores(as). O sindicato se posicionou sobre a saída do diretor, defendida por um grande número de servidores: “O Sindicato não indica direção, como não interfere nas nomeações de governo, mas o sindicato não admite é o assédio moral, isto vamos debater e impedir que continue ocorrendo na regional”.

Outra denúncia é o corte no ponto referente à paralisação realizada na regional no dia 03 de dezembro de 2015. Os trabalhadores disseram que o corte foi feito de forma indevida, já que havia um acordo com o governo sobre a paralisação e o dia seria abonado, discutindo posteriormente a reposição desse dia de trabalho. Os servidores cobraram uma posição e a gestão (representada pelo diretor da regional que acompanhava a assembleia) esclareceu como se deu o corte e se comprometeu com o abono do dia e a devida reposição, conforme acordado com o sindicato e determinado pelo governo.

Após amplo debate, a gestão assumiu o compromisso de cumprir com os encaminhamentos e colocar em prática a “Gestão Participativa”, ampliando o número de trabalhadores no colegiado da gestão eleito. Decisão tomada após crítica dos trabalhadores de que esse colegiado ainda não representa os interesses dos servidores.

Outro encaminhamento é a realização de nova assembleia específica na regional, para organização e eleição dos delegados sindicais conforme previsto no Estatuto do Sindicato.

valadares 04 03 b

valadares 04 03 c