Mobilização dos Agentes de Neves cresce e ganha apoio de vereadores

Audiência Pública na próxima semana vai colocar a ameaça de demissão coletiva dos ACS e ACE em pauta no legislativo

A Câmara Municipal de Ribeirão das Neves ficou pequena diante da quantidade de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate à Endemias (ACE) que estiveram no poder legislativo municipal para lutar por seus empregos, ameaçados irresponsavelmente pela prefeitura. O protesto aconteceu na tarde desta terça-feira (07/05) e mobilizou os vereadores para se posicionarem sobre o assunto. A prefeitura de Ribeirão das Neves tenta acabar com os cargos efetivos de todos os Agentes da cidade, o que tem gerado uma onda de revolta nos trabalhadores, que foram nomeados a partir de processo seletivo, conforme prevê a legislação da categoria. Em resposta à reivindicação dos trabalhadores, a Câmara Municipal fará uma audiência pública na próxima terça-feira (14/05) às 17 horas com o tema em debate.

A realização da audiência foi decidida depois que os trabalhadores em coro gritavam “audiência pública” para os vereadores. Com o auditório ultrapassando a capacidade de pessoas, os corredores e diversos outros espaços do legislativo foram ocupados pelos trabalhadores. A demonstração de força da categoria foi reconhecida pelos parlamentares. Mais cedo, o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde) Núcleo Ribeirão das neves protocolou ofício na Câmara com a exposição do problema apresentado pela prefeitura. O Sindicato aponta que além de descumprir a Constituição Federal, a medida pretendida pela gestão municipal não só afeta as famílias dos trabalhadores envolvidos como a saúde da população com grave risco de desassistência.

Além de se posicionarem no Plenário da Câmara, muitos vereadores foram ao estacionamento enquanto os trabalhadores se organizavam e protestavam antes da reunião ordinária. O movimento dos trabalhadores tem ganhado apoio nacional. O presidente da Federação Nacional dos Agentes (Fenasce) Luiz Claudio gravou um vídeo em defesa dos trabalhadores de Neves, assista:

Veja as fotos e os vários momentos do movimento na Câmara Municipal de Ribeirão das Neves nesta terça-feira (07/05):