Prefeitura de Neves ameaça com demissão de efetivos e Agentes de Saúde de Neves ocupam as ruas na cidade

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate à Endemias (ACE) deram um forte recado à prefeitura de Ribeirão das Neves e ocuparam as ruas da sede do executivo municipal nesta sexta-feira (03/05). A manifestação dos trabalhadores ocorre após a prefeitura ameaçar acabar com os cargos dos Agentes e exigir um novo processo seletivo para todos que já passaram pela seleção pública com provas anteriormente. A medida é denunciada pelo Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde) Núcleo Ribeirão das Neves como inconstitucional.

Logo após o protesto, os trabalhadores conseguiram se reunir com a gestão que alegou que irá procurar o Ministério Público para apresentar uma solução. A Constituição Federal garante aos ACS e ACE o ingresso na carreira a partir do processo seletivo diferenciado, como aplicado aos trabalhadores de Neves. A reunião entre a comissão de trabalhadores, Sind-Saúde e o governo municipal aconteceu com o secretário de governo Erik Lucas da Fonseca, o procurador-geral Marcelo Fonseca da Silva e o secretário de saúde Rodrigo Augusto Rocha Vieira.

Mobilização continua
A diretora do Sind-Saúde Eva Alípia garantiu que os trabalhadores estão com muita disposição para manter a mobilização e “não arredam o pé” dos seus direitos. Uma nova assembleia da categoria está marcada para o dia 07 de maio (terça-feira) às 14 horas em frente à Câmara Municipal. Logo em seguida, os trabalhadores irão ao Ministério Público.

Acompanhe e ajude a fortalecer essa luta para manter direitos dos trabalhadores!