Liberação dos delegados da SES

Reunião na SRS-BH define regras para participação de trabalhadores e trabalhadoras como delegados e delegadas do Sind-Saúde

Capa matéria

Mais um passo para a ampliação da representação sindical do Sind-Saúde foi dado nesta quarta-feira, 25/05. No encontro com a superintendente da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH), Sônia Gesteira, ficou acertada como será feita a liberação dos 12 delegados sindicais eleitos no último dia 23 de março.

A superintendente disse considerar importante a organização dos trabalhadores da saúde e pediu para que seja feita a formalização do processo de eleição de delegados e delegadas perante o estado. O Sind-Saúde deverá confirmar a representação dos trabalhadores encaminhando, já nos próximos dias, ofício com a lista nominal dos delegados e delegadas eleitos.

Conforme a superintendente da SRS-BH, a agenda com os compromissos dos  delegados sindicais deverá ser enviada ao órgão, com antecedência pelo Sind-Saúde, para que os coordenadores de áreas tenham conhecimento e faça a liberação dos trabalhadores.

O primeiro compromisso desta agenda já está marcado para o próximo dia 1º de junho, quarta-feira, entre 09h e 12 h, no prédio da SRS-BH, na rua Rio de Janeiro 471, 8º andar. Na oportunidade, delegados, delegadas e diretores do Sind-Saúde vão fazer o alinhamento de informações sobre o processo de reestruturação das carreiras do Sistema Estadual de Saúde.

Eleições de delegados fortalecem luta de trabalhadores da saúde

No dia 23 de março de 2016, servidoras e servidores da Cidade Administrativa elegeram em assembleia doze delegados(as) sindicais. De acordo com o Estatuto do Sind-Saúde, esses representantes tem a mesma prerrogativa da direção estadual e devem atuar como elo de comunicação entre o Sindicato e os(as) trabalhadores(as) para facilitar e amadurecer as negociações sobre melhorias de condições de trabalho.

Assim como ocorreu na CAMG, algumas das 28 regionais também escolheram seus representantes locais. A cada 100 trabalhadores(as) de base é estabelecido um delegado sindical, ao limite de 12 por unidade, como foi o caso da Cidade Administrativa.

A expectativa do Sindicato é que o trabalho dos delegados e delegadas sindicais traga mais unidade e força à organização dos(as) trabalhadores(as) da saúde.

Entre as próximas discussões às quais delegados e delegadas sindicais estarão atentos está a constituição da Mesa Setorial da SES que irá pautar as questões especificas do trabalho na Secretaria.