Unimontes: Com novo acordo, assembleia decide pelo fim da greve

Em reunião realizada ontem, 24/05, na Cidade Administrativa, governo apresentou nova proposta que foi aprovada hoje em assembleia. A greve chega ao fim demonstrando a força dos(as) servidores(as)

Em assembleia realizada hoje, 25/05, trabalhadores(as) da Unimontes analisaram nova proposta apresentada pelo governo e decidiram pelo fim da greve, iniciada no dia 02 de maio. Com muita mobilização e resistência, os(as) grevistas lutavam pela incorporação da Gratificação Complementar (GC), assim como ocorre com os trabalhadores da saúde e negado aos lotados na Unimontes.

uni 01

uni 02

Em reunião realizada ontem, 24/05, na Cidade Administrativa, os(as) trabalhadores(as) e o Sindicato exigiram do governo uma garantia da concessão desse direito, já que a ultima proposta não determinava prazos; o que fez com que os(as) servidores(as) seguissem na greve.

24 05 01

O governo afirmou que qualquer proposta tem que respeitar os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), mas que será possível determinar os prazos para a incorporação conforme a liberação do orçamento. Dessa forma, a nova proposta prevê que assim que for divulgado o relatório quadrimestral, em setembro, será encaminhada a minuta para a efetivação da proposta. Assim que aprovada e publicada a lei, haverá a incorporação do abono de R$190 ao salário. Quatro (4) meses depois serão pagos 50% do valor da gratificação complementar e após 4 meses, os outros 50%.

24 05 03

A Seplag ainda afirmou que as categorias que ainda não foram contempladas em acordos anteriores terão prioridade no próximo orçamento aprovado de acordo com a LRF. Os(as) trabalhadores(as) exigiriam que isso conste em documento como garantia, já que há tempos a Unimontes vem sido esquecida pelo governo, o que gera um sentimento cada vez mais forte nos servidores de abandono e descrença.

Os(as) trabalhadores(as) aceitaram o acordo do governo mas decidiram permanecer em estado de greve até que sejam resolvidas pendências internas, como a regularização da maternidade, vale alimentação e outros que dependem de acordo com a reitoria.

A luta continua

O Sind-Saúde parabeniza a todos(as) servidores(as) da Unimontes que construíram esse movimento por mais direitos. Sabemos da importância desse Hospital para toda a população do norte de Minas e o quanto cada servidor(a) merece mais valorização e respeito. A greve termina, mas a luta por mais conquistas deve permanecer!

PROPOSTA APRESENTADA PELO GOVERNO:

PROPOSTA DA SEPLAG/SECTES PARA O SIND-SAÚDE – UNIMONTES

1. 1.As tabelas de vencimento básico das carreiras de Auxiliar Administrativo Universitário, Técnico Universitário, Técnico Universitário da Saúde, Analista Universitário, e Analista Universitário da Saúde serão reajustadas, superada as vedações e restrições legais impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal. considerando a incorporação da Gratificação Complementar (hoje paga em percentuais diferenciados entre Analistas, Auxiliares e Técnicos), e também a incorporação do Abono de R$ 190,00.

1. 2.A proposta do reajuste no vencimento básico, a partir das incorporações supramencionadas, será feita de forma escalonada, de acordo com a disponibilidade de recursos para o cumprimento do impacto, devendo ser priorizadas as categorias que estão há mais tempo defasadas.

1. 3.A implementação do acordo se dará da forma escalonada abaixo:

• 1ª parcela – Incorporação do Abono de R$190,00 ao VB, no mês subseqüente à publicação da Lei.

• 2ª parcela – Reajuste na tabela equivalente a 50% do valor da Gratificação Complementar, 4(quatro) meses após o cumprimento da 1ª parcela.

• 3ª parcela – Reajuste na tabela equivalente ao restante do valor da Gratificação Complementar – 4(quatro) meses após o cumprimento da 2ª parcela.

Belo Horizonte, 24 de maio de 2016.

Walleska Moreira Santos

Superintendente Central de Política de RH