Plano de ações na SES

Delegados(as) sindicais da SES – CAMG e SRS/BH – debatem organização das lutas

24 reunião delegadosas ses camg2

Com base na experiência de um Sindicato mais próximo do dia a dia do trabalho e das demandas dos(as) trabalhadores(as), o Sind-Saúde/MG reestrutura a rede de delegados(as) sindicais na Secretaria de Saúde (SES/MG). O Núcleo de delegados(as), eleitos em assembleia, da Cidade Administrativa (CAMG) e Superintendência Regional de Belo Horizonte (SRS/BH) se reuniram pela primeira vez após o movimento reivindicatório. A reunião aconteceu no prédio Minas da CAMG nesta terça (24). Entre os pontos de pauta estavam o balanço sobre o término da greve e a organização da categoria para debater a revisão do plano de carreiras/ redução da jornada de trabalho, sem prejuízo dos salários.

Em relação ao fim da greve, o Sindicato esclarece que até o momento nenhuma chefia pode cobrar a reposição dos dias parados. A definição deste processo irá acontecer com a formalização do acordo assinado pelo governo. O Sind-Saúde/MG negocia o abono dos dias parados, com a reposição dos serviços, sem necessidade da repor as horas. O Sindicato também esclarece a categoria que, de acordo com a negociação, não haverá corte dos dias.

A discussão de como se dará a reposição deverá ser feita pelo novo secretário de saúde, Sávio Souza Cruz, que ainda não respondeu o pedido do Sind-Saúde/MG para agendar reunião. Os(as) delegados(as) sindicais(as) estabeleceram um prazo até sexta-feira da próxima semana (03/06) para receber o retorno do secretário.

24 reunião delegadosas ses camg1

Plano de carreiras

Para fomentar o debate e colocar todos(as) os(as) delegados(as) a par das propostas para revisão do plano de carreiras foi definida uma nova reunião para apresentação e discussão das sugestões de mudanças já estabelecidas. A revisão do plano de carreiras faz parte de um intenso debate entre Sind-Saúde/MG e governo há mais de dois anos. O resultado deste processo nunca saiu do papel. A intenção é manter a pressão pela revisão e avançar no conhecimento das propostas de mudança para que as reivindicações fiquem cada vez mais fortes. A reunião irá acontecer na próxima quarta-feira (01/06) na Superintendência Regional de Saúde (SRS/BH).

Delegados(as) sindicais(as)

O estatuto do sindicato prevê a eleição de um delegado(a) sindical, que é um elo entre o Sindicato e o trabalhador(a) , há cada 100 servidores(as). No caso da SES, foram eleitos 12 delegados(as) que representam o conjunto dos servidores da secretaria. O Sind-Saúde/MG irá fomentar a eleição de delegados(as) sindicais sempre com a presença de um membro da direção estadual para que até agosto a organização sindical de todas as regionais estejam estruturadas. As estratégias de mobilização e interação com a categoria é definida pela entidade sindical em conjunto com este coletivo.