IPSEMG realiza censo para servidores ativos, aposentados e pensionistas

O IPSEMG informou que irá promover, pela primeira vez, o Censo Previdenciário do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) para servidores ativos, aposentados e pensionistas vinculados ao Poder Executivo.

A expectativa é a de que cerca de 40 mil pensionistas, 244 mil aposentados e 140 mil servidores ativos participem do Censo Cadastral Previdenciário que tem data prevista para começar em 19/6, com o público pensionista.

O processo será obrigatório e deverá ser realizado de acordo com o perfil e data de aniversário do servidor e do pensionista.

O recenseamento será por meio de plataforma digital que poderá ser acessada pelo link do Comitê de Acompanhamento da Gestão Previdenciária (Coprev), que será disponibilizado no site do IPSEMG e no Portal do Servidor.

Vale ressaltar que o servidor aposentado ou o pensionista que não realizar o recenseamento terá o pagamento de seu benefício previdenciário suspenso, o qual somente será reestabelecido após a regularização da situação.
Confira abaixo as etapas para realização do Censo:

1ª etapa: pensionistas
Data: de 19/6 a 31/7
Aniversariantes: 1/1 a 31/12 de 2023

Será necessário validar os dados pessoais (nome, CPF, data de nascimento, sexo e nome da mãe, portador de doença incapacitante – invalidez) e o endereço. Para algumas categorias informar o estado civil.

2ª etapa: aposentados
Data: de 7/8 a 23/10
Aniversariantes: 1/1 a 31/12 de 2023

Será necessário validar os dados pessoais (nome, CPF, Data de Nascimento) e cadastrar o nome da mãe. Nos dados funcionais, deverá assinalar se é aposentado por invalidez e incluir os dados dos dependentes previdenciários.

3ª etapa: ativos
Data: de 13/10 a 15/12
Aniversariantes: 1/1 a 31/12

Será necessário validar os dados pessoais (nome, CPF, Data de Nascimento) e cadastrar o nome da mãe. Nos dados funcionais, deverá cadastrar tempos anteriores não averbados.

Live de apresentação sobre o Censo Cadastral Previdenciário

Live IPSEMG: Com o objetivo de orientar os servidores ativos, aposentados e pensionistas sobre a realização do Censo, o diretor de Previdência do Ipsemg, Diogo Soares Leite, o chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) e presidente do Comitê de Acompanhamento da Gestão Previdenciária (Coprev), Reges Moisés, e a gerente de pensões do Instituto, Eliane Araújo, realizaram uma transmissão ao vivo nesta terça-feira, 13/06, para explicar o processo.

A transmissão foi transmitida pelo canal do Youtube do Ipsemg.

Fonte: Agência Minas