Após negociação, Fhemig prepara mudanças na resolução que regulamenta carga horária

Na última terça feira 11/05, ocorreu a reunião da mesa de negociação da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (FHEMIG), onde foram discutidos pontos da resolução conjunta SEPLAG/ FHEMIG 10.730 de 24/03/2023 que regulamenta as jornadas de trabalho. A diretoria de gestão de pessoas (DIGEPE) informou que já enviou a SEPLAG nova resolução atendendo a reivindicação dos trabalhadores e trabalhadoras, nessa nova resolução garante mais flexibilidade nos horários, foram acrescentados jornada de 07:30 às 19:30 e 19:30 às 07:30 como mais uma opção na jornada de plantão.

Para diarista de 20 hrs a jornada proposta poderá ser de 8,6,6 ou 7,7,6.

Também ficou garantido folga mensal para plantonistas de 40 hrs.

Ficou acertado que seria encaminhado ao governo a proposta de escalas para os trabalhadores de 16, 20 e 24 hrs, de forma a não aumentar os plantões mensais destes trabalhadores.

Quanto aos trabalhadores 12×60 a DIGEPE informou que aguarda reunião da comissão formada pelos deputados e sindicato para resolver a situação. O Sind-Saúde solicitou que suspendam o prazo de 01 de junho para início das cobranças de um plantão a mais, pois foi o próprio governo que não agendou a reunião de negociação com a comissão, apesar das diversas tentativas, tanto do Sindicato como dos deputados. Portanto, não podem punir os trabalhadores por um problema da gestão.

O SINDICATO ORIENTA OS TRABALHADORES A NÃO MARCAREM PARA EXECUTAR OS PLANTÕES EXCEDENTES EM JUNHO.

O Sind-Saúde continua pressionando o governo (junto com os deputados) para que retorne as negociações da jornada 12×60.