HEM:Eleição de novos delegados

Trabalhadores fazem assembleia no local de trabalho para discutir organização

DSC03403 site

O Sind-Saúde/MG se reuniu na última sexta-feira (03) com os trabalhadores do Hospital Eduardo de Menezes (HEM) para discutir as negociações em curso com o governo e mobilizar para a assembleia da campanha salarial que será realizada no dia 16 de maio com objetivo de frear as intenções do governo de manter reajustes zeros na famigerada política remuneratória. Entre os assuntos em pauta estavam a criação do adicional de retaguarda para hospitais da Fhemig, o novo estatuto do servidor que está em tramitação na Assembleia Legislativa (ALMG), o plano de carreira que está em fase de discussão na Seplag e a implementação efetiva das 30 horas.

Em relação ao estatuto do servidor, os diretores do Sind-Saúde/MG mostraram preocupação com a retirada de direitos já conquistados. Os diretores do Sind-Saúde/MG presentes na assembleia, Lúcia Barcellos, Neuza Freitas e Ronaldo Diana e os delegados sindicais Luciana Silva, Gilberto Fragoso e Lucas Victor criticaram a postura do governo de enviar o projeto para votação no legislativo sem antes discutir com os sindicatos e com os trabalhadores.

30 horas

Em relação aos servidores que fizeram a opção para redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais – mesmo com redução nos salários -, a diretora do Sind-Saúde, Neuza Freitas esclareceu que a Seplag e a Fhemig solicitaram prazo até junho, devido à necessidade de criação de novos cargos. “Os trabalhadores devem estar mobilizados para exigir o cumprimento do acordo. O governo nunca deu nada de graça aos servidores, tudo o que conquistamos – ainda que pouco – foi alcançado nas ruas”, disse Neuza.

Abono de retaguarda

Outro ponto discutido na assembleia foi a criação do abono de retaguarda. Essa seria uma alternativa para o descontentamento dos trabalhadores com a proposta de adicional de emergência que contemplou apenas alguns setores de alguns hospitais. Essa proposta já foi sinalizada em reunião com representantes do governo na Secretaria de Saúde (SES) e está sendo articulada pelo Sind-Saúde/MG.

Organização sindical

Foi explicado aos trabalhadores sobre a organização e estrutura do Sind-Saúde, que é composto pela diretoria estadual, pelos delegados sindicais e núcleos regionais, que devem ser registrados. Na assembleia do HEM, foram eleitos mais três delegados sindicais: Eduardo Martins Lopes (setor A); Simone Gonçalves dos Anjos (CCIH) e Rosangela Maia de Oliveira (CME), que serão a interlocução direta do Sindicato com os trabalhadores do Hospital.
Os delegados tem a representação reconhecida pelo Ministério do Trabalho – desde que sejam vinculados a um sindicato. “Para se falar de uma representação legal, deve-se cumprir todos os requisitos e registros legais, pois devemos estar atentos que são interesses dos trabalhadores que confiam naquela representação. O Sind-Saúde é pautado pela ética, legitimidade e compromisso de sua representação única dos trabalhadores da saúde de Minas Gerais”, disse a diretora do Sindicato, Neuza Freitas.

DSC03416 site

Diretor Ronaldo Diana, delegada Luciana Silva, delegada Simone dos Anjos, diretora Neuza Freitas, diretora Lúcia Barcelos, delegado Gilberto Fragoso, delegado Eduardo Martins e servidora do HEM.