Catar lixo não é função de ACE

Prefeitura de Patos coloca Agente para recolher lixo e chama de “ação educativa”

ACE de patos catando lixo2

Fotos de uma Agente de Combate às Endemias (ACE) de Patos de Minas catando lixo em um terreno baldio causaram indignação nos trabalhadores e no Sind-Saúde. Recolher lixo não é função de profissional de saúde e sim de outros trabalhadores, como por exemplo os da limpeza urbana. Em várias outras cidades de Minas Gerais, as prefeituras cometem o mesmo absurdo e os trabalhadores e o Sind-Saúde não vão aceitar!

Diferentemente do que foi postado no Facebook “Dengue Patos”, da Prefeitura da cidade, o ato da trabalhadora não tem nada de “Ação Educativa”, pelo contrário, colocá-la para fazer algo que não é sua atribuição demonstra que a prefeitura não valoriza os profissionais de saúde e não reconhece a importância e as funções dos agentes de saúde.

Os ACEs têm como atribuições, entre outras, vistoriar residências e estabelecimentos comerciais para investigar possíveis focos e aplicar inseticidas, imunizar e eliminar cães e gatos com raiva ou leishmaniose, realizar recenseamento e orientar a população sobre a prevenção e tratamento de doenças infecciosas. Com essas ações, os agentes previnem e controlam doenças como dengue, raiva, chagas e leishmaniose.

O Sind-Saúde manifesta o seu repúdio em relação à atitude da Prefeitura de Patos de Minas em colocar agentes de saúde para recolher lixo e irá enviar um ofício à Secretaria de Saúde exigindo que nenhum profissional de saúde seja desviado de suas funções.

ACE de patos catando lixo

 

ace de janauba carregando caminhao com pneus

ACEs de Janaúba carregando caminhão com pneus velhos

vespasiano ace catando lixo

ACEs de Vespasiano catando lixo