ACS em Luta

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) fazem mobilização para garantir permanência no Saúde da Família

ACS Na Luta 09

As Portarias 958 e 959 do Ministério da Saúde produziram uma avalanche de indignação e preocupação nos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que viram seus cargos em risco. Essas publicações ministeriais diminuiem o número de agentes necessários para cada equipe da saúde da família e, ainda pior, deixam brechas para as prefeituras extinguir os ACS. Mas ainda tem como reverter a decisão e uma mobilização nacional pretende chamar atenção da sociedade para a mudança radical que foi feita sem diálogo com o povo brasileiro.

No dia 09 de junho acontece em Brasília uma audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados que terá o tema em debate. Este é um momento crucial para os agentes demonstrarem o risco que essas portarias representam. Caravanas de todo o país estarão na capital federal desde o dia anterior para pressionar e sensibilizar os deputados. Em Minas Gerais, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Saúde (Sind-Saúde) também convoca a categoria para reforçar o Dia de Lutas dos Agentes. A manifestação ocorrerá na quinta-feira (09/06), às 09 horas, em frente ao prédio do Ministério da Saúde em Belo Horizonte (Rua Espírito Santo, 500 – centro), que está ocupado na luta em defesa do SUS.

Participe!

Quinta-feira (09) – às 09h

Em frente ao prédio do Ministério da Saúde em Belo Horizonte

(Rua Espírito Santo, 500 – centro)