Assembleia informativa na Funed

Redução da jornada não implica trabalho aos sábados

07 Funed assemeblai b

Muitas dúvidas geradas por informações não oficiais foram levadas à Assembleia dos(as) Trabalhadores(as) da Funed nesta terça-feira (07/06). A maioria delas eram referentes a implantação da redução da jornada de trabalho que passará a ser de 36 horas semanais a partir de 1º  julho. Os critérios para implementação ainda não foram concluídos, mas falta de clareza da resolução redigida pela Funed são questionadas pelos(as) trabalhadores(as). O Sind-Saúde/MG reafirma que as 36 horas é realidade, sem trabalho aos sábados para as áreas que não tinham essa exigência antes da redução.

07 Funed assemeblai c

O Sindicato contesta alguns pontos da resolução exatamente por não deixar explicito o acordo que colocou fim à greve. Entre as alterações exigidas pelos(as) servidores(as) estão a carga horária corrida, assim como já ocorre com os trabalhadores(as) cedidos da SES que tem o horário de almoço adaptado ao intervalo regulamentar – o item que dispõe sobre a capacitação, que deve está definido que são apenas os treinamentos que sirvam para progressão na carreira e, por fim, a demarcação do jornada de segunda a sexta para as áreas que hoje tem esse expediente.  A resolução ainda não foi publicada, mas já circula nos debates pela Fundação.

A expectativa dos(as) servidores(as) é que estes pontos que dão margem para questionamentos sejam alterados de acordo com o estabelecido nas negociações pelo fim da greve. Durante a assembleia a categoria rechaçou qualquer tentativa de recuar no acordo firmado.

O Sindicato informou a categoria que na quinta-feira (09/06) será realizado uma reunião com o novo secretário de saúde e demais representantes do governo para assinatura do Termo de Acordo que dispõe sobre a redução da jornada.

Nova gestão

Na assembleia os(as) servidores(as) também discutiram sobre a mudança na gestão da Funed. Com a saída do presidente, a categoria sinalizou que deverá traçar um perfil de gestão que favoreça o fortalecimento da Funed. O alvo é encaminhar um modelo de gestão que tenha sintonia com o que os(as) servidores(as) buscam para uma Fundação comprometida com o interesse público. Foi divulgado também a ata da assembleia do dia 31 de maio com o encaminhamento dos(as) servidores(as) pela mudança não somente na presidência mas também na vice-presidência da Fundação.

07 Funed assemeblai a