Sind-Saúde pede retomada urgente de negociações em Vespasiano

A direção do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde) Núcleo Regional Vespasiano protocolou na prefeitura pedido para retomada das negociações em caráter de urgência. O documento entregue a gestão considera que a ação impetrada pelo Sindicato referente à remuneração já foi julgada pela Justiça e aguarda a execução. Além disso, os servidores da saúde no município estão com salários congelados desde 2017. O ofício foi entregue na prefeitura nesta segunda-feira (18/01).

O Sindicato também apontou outra ação referente à insalubridade foi julgada procedente na 1ª Vara Civil de Vespasiano. Ainda segundo o documento, a prefeitura poderá utilizar os recursos garantidos pela Lei Complementar 173 de 2020 para honrar com uma mínima valorização dos trabalhadores da saúde. De acordo com o artigo quinto da lei, “A União entregará, na forma de auxílio financeiro, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, em 4 (quatro) parcelas mensais e iguais, no exercício de 2020, o valor de R$ 60.000.000.000,00 (sessenta bilhões de reais) para aplicação, pelos Poderes Executivos locais, em ações de enfrentamento à Covid-19 e para mitigação de seus efeitos financeiros”.

O Sind-Saúde Núcleo Regional Vespasiano vem mobilizando a categoria em torno da campanha salarial desde o final do ano passado. Já foram realizadas duas manifestações para chamar atenção da situação dos servidores da saúde de Vespasiano, sobretudo considerado o momento drástico da pandemia que os profissionais vivenciam diariamente nas unidades de saúde. A direção do Sindicato espera que o governo municipal responda a pauta da categoria o quanto antes.