Garantir direitos e avançar

Assembleia Geral dá inicio à campanha salarial com reivindicação de aumento real

AG2302Destaque

Além de exigir os compromissos já firmados, os(as) trabalhadores(as) da saúde pressionam o governo estadual para que este ano a categoria tenha aumento real dos salários e correção das injustiças da carreira. Esse foi o tom da Assembleia Geral dos(as) Servidores(as) da Saúde realizada na manhã desta terça-feira(23/02) no pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). No primeiro encontro da categoria em 2016 foram aprovados 09 itens de reivindicações para iniciar as negociações com o governo. Nova Assembleia Geral foi definida para o dia 30 de março.

AG2302assentados1

Os(as) trabalhadores(as) deixaram claro que a redução da jornada sem prejuízo salarial e a revisão do plano de carreiras são proposta já assumidas pelo governo em 2015. Esses itens são resgatados da pauta de reivindicações do ano passado e que a categoria exige que sejam cumpridos pelo governo. Para os(as) trabalhadores(as) da saúde, que vivem um histórico de perdas salariais, a necessidade é de reposição com aumento real dos salários. No primeiro item da pauta de reivindicações, a categoria aprovou índice de 20% de reajuste salarial, respeitando a paridade entre ativos e aposentados.
O parcelamento dos salários e os recentes anúncios de cortes no orçamento foram rechaçados pelos(as) trabalhadores(as) da saúde. A mobilização da categoria e a unidade dos(as) trabalhadores(as) da saúde foram falas unanimes durante a assembleia.

AG2302Maoslevantadas

Veja todos os itens apresentados pela categoria e aprovados em Assembleia:
1º- Aumento real de salários com a devida reposição da inflação de 20%, respeitando-se a paridade entre os trabalhadores (as) da ativa e aposentados;
2º- Incorporação das autoridades sanitárias – trabalhadores da SES – no Plano de Carreiras do Sistema Estadual de Saúde bem como o reconhecimento dos mesmos como fiscais sanitários, assegurados todos os direitos previstos em lei;
3º- Mudança da data-base do mês de outubro para o mês de abril;
4º- Que haja descompressão das tabelas dos trabalhadores de nível auxiliar – que ninguém receba salário-base menor que o salário mínimo vigente no país;
5º- Implantação da jornada máxima de 30 horas semanais sem redução salarial, conforme preconiza a Organização Mundial de Saúde a todos os trabalhadores do Sistema Estadual de Saúde e Unimontes;
6º- Reestruturação da carreira dos trabalhadores do Sistema Estadual de Saúde e Unimontes;
7º- Que haja extensão da GAGES a todos os trabalhadores da SES, com a devida incorporação ao salário-base;
8º- Que haja de imediato o cumprimento dos direitos previstos no atual Plano de Carreira Cargos e Salários – tanto para pessoas da ativa como para os trabalhadores que se afastaram preliminarmente para aposentadoria – que se encontra congelado;
9º- Extensão do pagamento da Gratificação complementar para todos os trabalhadores da Unimontes.

AG2302assentados4

O Sind-Saúde/MG irá protocolar a pauta de reivindicações e solicitar o agendamento de reunião com o governo para tratar das negociações. O Sindicato convoca os(as) trabalhadores(as) da saúde do Estado para a mobilização de todos para maiores avanços.

Durante a Assembleia foi realizado um minuto de silêncio em homenagem aos ex-diretores do Sind-Saúde/MG que contribuíram na militância do SUS, Carlos Campos e Nilson Pereira que faleceram recentemente. Em breve, assista aqui no site ao vídeo da Assembleia Geral.

AG2302NeuzaProfNeivaldo