Governo de Minas vende folha para Itaú, mas mantém verbas retidas de trabalhadores

Depois de vender a folha salarial para o banco Itaú, na semana passada o governo de Minas anunciou que pagará o vencimento integral do funcionalismo no quinto dia útil a partir desse mês de agosto. Além do pregão, o governo também admite o aumento de receita do Estado com outras verbas, mas férias retidas e descontos indevidos não fizeram parte do anúncio de regularização das contas com o funcionalismo.

Segundo o próprio governo, o Itaú ofereceu R$2,42 bilhões na compra da folha de pagamento estadual. A folha salarial bruta do Executivo é
de R$ 3,5 bilhões. Com a ação, os servidores estaduais e aposentados passam a receber o vencimento pelo banco Itaú.

O pagamento integral dos salários é um direito básico dos servidores. O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG) sempre cobrou o pagamento integral dos salários dos servidores e continua na cobrança para nenhum direito seja negado ao trabalhador.

Para o Sindicato, sem garantir a totalidade dos direitos dos servidores, a manobra ganha força como uma ação eleitoreira com a mira no pleito do ano que
vem.