Profissionais da enfermagem de todo o Brasil estiveram em Brasília para pressionar por piso salarial

No Dia Nacional da Saúde, comemorado nesta quinta-feira (05/08), trabalhadores da enfermagem de todas as regiões do país estiveram em frente ao Congresso Nacional para cobra que o Projeto de Lei 2564/2020, que prevê o Piso Salarial e a Jornada Semanal de Trabalho, seja colocado em pauta para votação.  Apesar de ter apoio da maioria dos senadores, o presidente do Senado, o parlamentar mineiro Rodrigo Pacheco, não seguiu com a tramitação do texto. A manifestação nacional da categoria na data que se reforça a importância da saúde no Brasil é também um ato simbólico para demonstrar que mais do que homenagens, a enfermagem precisa de valorização real. O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde/MG) se juntou a diversas entidades representativas da categoria e  esteve com a caravana mineira em Brasília.

A concentração foi na praça das Bandeiras, na Esplanada dos Ministérios, e contou com a participação de parlamentares que levaram seu apoio na luta dos/as enfermeiros/as, técnicos/as, auxiliares e parteiras. O protesto começou às 13 horas e seguiu em passeata pela capital federal. Com o fim do recesso legislativo, a mobilização para aprovação do PL voltou a crescer. A proposta recebeu o apoio de um milhão de internautas no portal e-Cidadania do Senado. (vote aqui)

O PL, de autoria do senador Fabiano Contarato, fixa piso salarial de R$ 7.315 para enfermeiros, 70% deste valor para técnicos e 50% para auxiliares e define carga horária máxima de 30 horas semanais. Em todo o país são mais de 2,3 milhões de trabalhadores na área da enfermagem, sendo que 80% são mulheres.

Dia da Saúde – Além do retorno das atividades legislativas, o protesto ocorre em uma data especialmente importante para a enfermagem e para a sociedade brasileira. O dia 05 de agosto é a data de nascimento do  sanitarista Oswaldo Cruz que contribuiu de maneira fundamental para o desenvolvimento da saúde pública do país e no combate e erradicação de epidemias que aterrorizaram o Brasil no início do século XX, como a peste, febre amarela e varíola. Reforçar a importância dessa data e do cuidado com a saúde dos brasileiros é em grande medida falar do papel da enfermagem na promoção da saúde. É por esse motivo que o protesto desta quinta recebeu o tema “Valorizar a Enfermagem é Valorizar o SUS”.

O reconhecimento de que é necessário a criação de um piso nacional e a fixação de 30 horas semanais de carga horária para a enfermagem é uma bandeira da dignidade da força de trabalho.