Fórum Nacional da Enfermagem

Coordenação do Fórum Nacional da Enfermagem se reúne em Belo Horizonte

10-30-Forum Nacional da Enfermagem

A Coordenação do Fórum Nacional da Enfermagem em cumprimento ao calendário de reuniões, se reuniu nesta terça-feira, (29), no auditório do COREN/MG. Nas pautas estavam questões internas, políticas e assuntos gerais, como Apresentação da Composição da Diretoria e Comissões; Grupo Interno de WhatsApp; Avaliação do Lançamento das Frentes Parlamentares; Avaliação de Projetos de Lei que estão em andamento; Pauta Imediata com Parlamentares.

O Cofen assumiu a coordenação do Fórum Nacional de Enfermagem, que articula a mobilização em favor de pautas relacionadas à valorização profissional. Criado em torno da luta pela jornada de 30h, o fórum é composto pelas entidades representativas da Enfermagem brasileira, incluindo o Cofen, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (ANATEN) e Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEEnf).

O Sind-Saúde assumiu a 1ª coordenação, que é representada pela diretora Neuza Freitas.

Durante as apresentações dos membros da diretoria, que têm representação de vários estados, foi falado da importância da categoria da enfermagem estar inserida nas lutas pelas pautas que interessam a classe, e que os enfermeiros técnicos têm que dar apoio nisto, incentivando e fazendo com que os trabalhadores participem dos espaços de reivindicação e mobilização da classe.

Outro ponto levantado foi sobre a necessidade de organizar a categoria politicamente para disputar os pleitos no legislativo, pois nota-se um déficit muito alto de profissionais da enfermagem nos espaços de elaboração e efetivação das políticas públicas para a categoria.

Com este objetivo, no dia 20 de agosto deste ano foram lançadas, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília, a Frente Parlamentar das 30 horas e a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem. Formadas por parlamentares que apoiam as pautas da enfermagem, pelo Cofen e Regionais de Enfermagem, órgãos sindicais e pelo próprio Fórum, as frentes visam movimentar os projetos de lei voltados para a categoria que estão parados por falta de apoio.

De acordo com o presidente do Fórum Nacional da Enfermagem, José Adailton Cruz Pereira, as frentes têm como objetivo envolver os parlamentares do Congresso Nacional para que eles votem em prol das pautas da enfermagem, em especial a jornada de 30 horas e o piso salarial. “Pretendemos, junto com os deputados, dar encaminhamento a esses pleitos da nossa profissão e conseguir o apoio dos demais, que não fazem parte das frentes, para que esses projetos sejam desengavetados e comecem a tramitar. O das 30 horas está aguardando apenas a votação do plenário. O do piso precisa tramitar nas comissões”, informou.

10-30-Forum Nacional da Enfermagem 2

Na parte da tarde, a diretoria se reuniu com as entidades que compõem o Fórum Mineiro da Enfermagem para proposta de encaminhamento das demandas do estado de Minas Gerais junto ao Fórum Mineiro.

A reunião do Fórum contou com as presenças de Valdirlei Cestagna (CNTS), Jebson Medeiros de Souza (Cofen, FNE), Rosangela Gomes (Cofen), Neuza Freitas (CNTSS e Sind-Saúde), Ademir Portilho (CNTSS), José Antônio da Costa (Anaten), Livia Cozer Montenegro (ABEn-MG), Elaine Aparecida Leoni (FNE e SEESP), Solange Aparecida Caetano (FNE e SEESP), Jefferson Caproni (Conatenf), Erivanio Herculano da Silva (CNTSS), José Adailton Cruz Pereira (Cofen).