Fórum Nacional da Enfermagem apresenta calendário de lutas para o mês de maio

O mês de maio é marcado pelo Dia Internacional da Enfermagem, por isso, o Fórum Nacional da Enfermagem defende que este seja um mês de lutas unificadas das entidades em prol das pautas da categoria, representando um marco histórico na mobilização da profissão.

O Fórum destaca a importância de ações programadas a partir da discussão coletiva, com unidade de discurso, para dar força e voz aos pleitos defendidos, principalmente a criação de um Piso Salarial e a Jornada de 30 Horas semanais, preconizada pela Organização Mundial
da Saúde (OMS). Portanto, as discussões sobre as pautas já foram iniciadas com os Fóruns estaduais, incluindo o Fórum Mineiro da Enfermagem. O Fórum destaca ainda, que não reconhece programações paralelas que não sejam discutidas de forma colegiada pelas entidades que compõem o fórum.

Neste mês de maio de 2021, o Fórum Nacional da Enfermagem vai organizar várias ações virtuais e de forma presencial, respeitando distanciamento e protocolos sanitários, em Brasília e nos estados e municípios da federação, com apoio de Conselhos, Sindicatos e entidades regionais.

Também serão articuladas reuniões com Senadores e Deputados para discutir a importância dos Projetos de Lei da enfermagem, em especial para aprovação do PL 2564, que institui o Piso Salarial da profissão e defende a jornada semanal de 30 horas.

O Sind-Saúde/MG endossa o calendário de lutas para avançar nas pautas em prol da enfermagem, chamando a atenção de governantes e opinião pública para a importância da valorização destes profissionais na linha de frente do enfrentamento da maior crise sanitária da história mundial, e que sempre estiveram incansáveis no atendimento da saúde da população brasileira.

Acompanhe a Agenda do Fórum e das suas Entidades Integrantes

 Dia 12 de Maio durante todo o dia – Twitaço

Dia 12 de Maio das 14 às 17 horas
– Marcha Virtual

 Dia 17 de Maio – Audiência Pública na Câmara
dos Deputados

 Dia 20 de Maio – Ato presencial em frente ao
Congresso Nacional

De 12 a 20 de Maio – Mobilização
através de atos virtuais, banners nas assembleias legislativas e câmaras de
vereadores com homenagem aso profissionais da saúde