Mais uma vez prefeitura de Santa Luzia age de má fé e não respeita as atribuições dos ACSs e ACEs

Agentes recolhendo lixos e entulhos

Ainda hoje, depois de tantas lutas pelo reconhecimento da categoria e garantia de suas atribuições, a prefeitura de Santa Luzia insiste em deslocar de suas funções os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agente de Combate à Endemias (ACE), fazendo com que eles exerçam funções como, catar lixo, fazer serviços administrativos e outros que não têm nada a ver com suas atribuições.

Os trabalhadores da saúdem relatam com indignação que, além de desempenhar serviços que não são de sua alçada, eles ainda têm sofrido ameaças de demissões, processos administrativos, o que tem causado pânico entre os trabalhadores.

É lamentável crer que, o prefeito e a secretaria municipal de saúde tenham dado essas ordens, por isso o Sind-Saúde/MG se coloca prontamente à disposição para esclarecimentos. Desvio de função e assédio moral é crime! Não respeitar as funções dos Agentes gera, além de tudo, o total desconhecimento da importância do papel destes profissionais nas políticas públicas de saúde.

O sindicato orienta os trabalhadores a se posicionarem fazendo denúncia e registrando ocorrência toda vez que ocorrer essa situação de desvio de função e assédio moral.