Formação para atuação sindical

Direção do Sind-Saúde realiza curso de negociação com Dieese
Curso Dieese sind
Em parceria com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudo Socioeconômicos (Dieese), o Sind-Saúde realizou o curso de extensão Processo de Negociação Coletiva e PCCS no Setor Público destinado as lideranças sindicais com objetivo de amadurecer as estratégias e conhecimentos de negociação em prol da categoria. O formato do curso é promovido pela Escola Dieese de Ciência do Trabalho. O curso foi realizado em dois módulos, com carga horária total de 16 horas.

Com mais de 60 alunos, as turmas foram dividias em duas. As primeiras aulas começaram em outubro e o curso terminou em fevereiro de 2018. A coordenação do curso foi feita pelos técnicos do Dieese Maria de Fátima Lage Guerra, Lúcio Paiva Monteiro, Yonaré Flávio de Melo Barros. Essa é uma importante iniciativa de formação do Sind-Saúde para evoluir as negociações com a gestão na busca de uma valorização para a categoria da saúde.

No primeiro módulo, Negociação e Finanças Públicas, foram ministrados: conceitos e especificidades do processo de negociação coletiva; processo de negociação coletiva no setor público; regulamentação de negociação coletiva no setor público; orçamento; grandes contas do orçamento estadual; organização e financiamento do SUS; orçamento público em saúde; momentos e espaço de negociação no ciclo orçamentário; contextualização da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Já no segundo Módulo, Elaboração de Planos de Cargos, Carreira e Salários no setor público, foram discutidos: aspectos do processo de elaboração e do conteúdo de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS); PCCS na perspectiva de fortalecimento da gestão democrática; PCCS na perspectiva da desprecarização dos vínculos e da melhora da qualidade do serviço público.