Defesa do SUS em Brasília

Sind-Saúde presente na 21ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, Entidades e Movimentos Sociais e Populares, em Brasília

05 Plenária Conselhos Brasilia 01

Diretores do Sind-Saúde e lideranças dos trabalhadores se juntaram a mais de mil pessoas de todo o Brasil para participar da vigésima primeira edição da Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, Entidades e Movimentos Sociais e Populares, realizada nos dias 4 e 5 em Brasília. A participação dos diretores do Sindicato aconteceu na qualidade de conselheiros de Saúde, Municipais, Estadual. A plenária foi realizada dentro da programação da Semana da Saúde 2018, uma grande mobilização nacional com ações marcadas para ocorrer entre 2 e 8 de abril com o objetivo de valorizar o SUS e fortalecer a luta contra os retrocessos recentes nas políticas de saúde.

A atividade será preparatória para 16ª Conferência Nacional de Saúde, que vai trazer o tema: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. A 16ª Conferência terá como tema “8ª + 8 = 16ª”, uma referência à 8ª Conferência, realizada em 1986 e considerada um marco na história das conferências, conformando as bases para a seção “Da Saúde” da Constituição Brasileira de 1988, que consolidou o SUS.

Manifestação contra EC 95

Na manhã desta quinta-feira (05/04), os participantes da Plenária realizaram uma marcha para entregar no Supremo Tribunal Federal (STF) o abaixo-assinado em apoio à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5.658, que tem como objetivo vetar a Emenda Constitucional 95/2016. A mudança na Constituição congela os investimentos em saúde pelos próximos 20 anos e já está em vigor desde o início de 2018. A manifestação partiu do Ministério da Saúde em passeata até a Praça dos três poderes e houve a entrega de 70 mil assinaturas do abaixo assinado somos amigos das causas ao STF.

05 Plenária Conselhos Brasilia 02

05 Plenária Conselhos Brasilia

05 Plenária Conselhos Brasilia onibus

Caravana mineira saiu da capital e de Montes Claros na terça (10) e participou também das atividades da Semana da Saúde 2018