Sindicato reune com presidência da Hemominas

Sindicato discute pautas específicas dos trabalhadores da Hemominas com a presidência da fundação

O Sind-Saúde/MG se reuniu ontem (05/04) com a gestão da Hemominas para discutir as pautas específicas da fundação. Dentre os assuntos discutidos, a resolução N° 9806, que fixou a ajuda de custo para todos os servidores da saúde, foi a principal pauta. Na abordagem do pleito, foi feita a leitura da resolução com o detalhamento dos critérios que envolvem a ajuda de custo recebida pelos servidores da Hemominas. Uma dúvida bastante presente entre os trabalhadores diz respeito ao recebimento do benefício nos casos de atrasos, saídas intermediárias e compensações. Segundo a gestão, seja em situações de extensão da carga diária por demanda da instituição, seja por falta justificada por razões pessoais do servidor, o recebimento estará sempre condicionado à validação pela chefia local.
reuniao hemominas 6 4

Outro esclarecimento importante relacionado à pauta da ajuda de custo é com relação a resolução COF 01, do dia 4 de abril, que foi revogada na noite de ontem (05/04). A decisão determinava a concessão do benefício da ajuda de custo de R$ 40 reais para nível médio e R$ 52 reais para superior, para todos os servidores do estado que não tinham nenhuma pactuação prévia a respeito do auxílio. Neste caso, o recebimento na Hemominas não sofre nenhuma alteração com a revogação, pois o auxílio na fundação foi pactuado anteriormente.

Outro ponto levado para a discussão com presidência da Hemominas, foi o abono dos dias de greve na entidade. Na última reunião com o representante de governo, no dia 8 de fevereiro, foi pactuado que o assunto estaria de sobrestado até nova data de discussão com o governo. Isto é dizer que nenhuma chefia pode cobrar a reposição dos dias parados de qualquer trabalhador até nova decisão. A reivindicação do sindicato neste sentido foi de que a presidência da fundação oficializasse, através de e-mail institucional, que nenhuma medida referente à reposição ou pagamento dos dias de greve, fosse tomada enquanto estiver de sobrestado o pleito.

O Sind-Saúde/MG, mais uma vez, levou para a discussão com a presidência os recorrentes casos de assédio moral, abusos de autoridade, dentre outras formas de opressão no ambiente de trabalho, sofridos pelos servidores da fundação. A abordagem foi feita dentro da pauta de “apuração de denúncias na Pesquisa de Clima”, e teve como resposta da gestão que, para os casos já denunciados, e comprovados pela comissão de ética, estão sendo tomadas providências. A presidente da Hemominas afirmou a necessidade da efetivação da denúncia formal pelo assediado, em algum dos canais disponíveis ( ouvidoria do estado, comissão de ética e ouvidoria da fundação), para início da apuração do caso. O sindicato reitera a importância da denúncia por parte do servidor como primeiro encaminhamento para o fim da opressão no trabalho, e reafirma a sua posição enquanto entidade formal de defesa dos trabalhadores que pode ser acionada também para auxílio jurídico nestes casos. Ameaças, seja de servidor para servidor, ou por parte da chefia, são inadmissíveis e, mais do que isso, trata-se de crimes institucionais (Lei Complementar, nº 116, de 2011).