Falta de recepcionista em postos de saúde de Vespasiano causa sobrecarga de trabalho e gera casos de violência

Ao invés de realizar concurso público, a prefeitura de Vespasiano tenta driblar a falta de pessoal realocando Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para serviços administrativos e de recepção nos postos de saúde. O resultado disso tem impactado tanto na execução do trabalho dos Agentes quanto na violência de usuários que encontram as unidades lotadas e sem trabalhadores.

O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG) recebeu mais uma denúncia desse desvio de função e a queixa da dificuldade de exercer as funções típicas dos agentes. A reclamação soma-se com várias outras que chegam ao Sindicato e apontam para latente déficit da força de trabalho na saúde em Vespasiano. Essa realidade é de conhecimento da prefeitura, porém a solução e o tão esperado concurso público não são apresentados pelo município. O Sind-Saúde, mais uma vez enviou ofício para gestão pedindo providências.

A diretora do Sind-Saúde Lionete Pires explica que o ACS e a ACS não podem substituir a função de outro cargo da equipe. “Muitas vezes o Agente não está fazendo visita porque está no balcão da recepção. Isso não é atribuição exclusiva da Agente, ela pode dar suporte, apoio, mas não pode assumir esse cargo administrativo”. Lionete também demonstra preocupação com as consequências da sobrecarga de trabalho e acúmulo de funções na saúde do trabalhador. “A sobrecarga, aliada a violência do usuário, adoece o trabalhador.

A diretora do Sindicato acrescenta que esse acúmulo de função não acontece apenas com os Agentes. “Enquanto tem unidade que a enfermagem recebe prontuário para fazer as anotações, fazer a evolução e administrar medicamentos, em outras a enfermagem tem que está no arquivo procurando o prontuário. Além de fazer o serviço da enfermagem, fazem serviços administrativo”, exemplifica.

Sem segurança nas unidades, a violência é praticada com mais frequência. Para diminuir os casos de agressões o Sindicato reivindica que a prefeitura elabore um plano para garantir a segurança dos trabalhadores com a presença de guarda municipal nas unidades.