Dia da Mulher relembra luta

Sind-Saúde/MG faz homenagem as mulheres e convida para ato pela igualdade

feminismo

O dia das mulheres é comemorado no dia 8 de março e, sem dúvidas, essa é uma data que retoma a importância de se discutir a igualdade de gêneros que as mulheres tanto batalharam ao longo dos anos e ainda batalham até hoje.

O próprio surgimento da data está relacionado a um momento de luta. Mulheres realizavam uma paralisação em uma fábrica têxtil em Nova Iorque, no ano de 1857, quando os patrões incendiaram a fábrica. As trabalhadoras manifestavam pelo aumento de salário e diminuição da jornada de trabalho, que era de 14 horas diárias. 129 operárias morreram na tragédia. Depois disso o movimento feminista ganhou força em diversos países no mundo, passando a realizar encontros, conferências, até que se decidiu instituir o dia internacional da mulher como sendo 8 de março.

No Brasil, mesmo tendo uma mulher representando o mais alto cargo do poder executivo, ainda existe uma grande batalha feminina para conquistar espaço na política, em esferas de poder e no mercado de trabalho, além da luta pela igualdade de direitos e salários.

Na saúde, as mulheres representam a maioria da categoria. Isso deve ser refletido em políticas públicas que melhorem suas condições de trabalho, como ampliação da licença maternidade, que deve vir acompanhada da licença paternidade, a conquista de creches e garantias para o acesso e a permanência da mulher no trabalho. As brasileiras ainda lutam por espaços de representação, combate a violência e ao assédio moral e sexual.

No Dia Internacional da Mulher, a CUT/MG, convoca as mulheres de Belo Horizonte a se reunirem na Praça Afonso Arinos a partir de 10hrs, para manifestarem por mais autonomia, igualdade e liberdade. Pela ampliação do leque de conquistas!

Vista lilás, pegue um instrumento e batuque pela igualdade.

dia das mulheres

O Sind-Saúde/MG homenageia todas as mulheres que fazem da luta no dia-a-dia a conquista coletiva de uma sociedade mais igualitária!