Visita Técnica no CGP

Sind-Saúde/MG visita Hospital João Paulo II com deputado da comissão de saúde

Nesta sexta-feira, 06/03, o Sind-Saúde/MG realizou uma visita técnica no Hospital Infantil João Paulo II, antigo CGP, com a presença do Deputado Estadual Jean Freire (PT), que é membro da comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), da assessora de comunicação do Deputado Federal Adelmo Carneiro Leão (PT), Luciana Menezes, e do diretor do CGP, o Dr. Luiz Fernando.

IMG 5735

Durante a visita, foi discutida a situação do Hospital Infantil em relação ao atendimento da população, além das condições de trabalho dos servidores que estão lotados na unidade.

O hospital é referência no atendimento de infectologia, mas nos últimos anos, com o abandono da última gestão que estava à frente da administração do estado de Minas Gerais, o João Paulo II viu sua estrutura de atendimento cair progressivamente de qualidade.

IMG 5775

De acordo com o atual diretor da unidade, o Dr. Luiz Fernando, o CGP não consegue mais atender a demanda da população com os equipamentos que o hospital oferece. Além disso, com a crise na pediatria em todo país, a unidade também vem sentindo as dificuldades de falta de pessoal. “A residência médica no CGP tem que ser revista. O hospital conta pouco com essa modalidade e o ideal é que transforme a unidade em um hospital universitário, aumentando o efetivo e incentivando a pesquisa”, afirmou o diretor do CGP.

Ainda de acordo com o Dr. Luiz Fernando, muitos desafios foram herdados da gestão anterior, que deixou o hospital em más condições. Para se ter uma ideia, em 2008 foram atendidos aproximadamente 90 mil crianças, já em 2014, o João Paulo II conseguiu atender apenas cerca de 30 mil.

IMG 5786

Um dos casos mais graves é em relação a ventilação no setor de infectologia. O local conta com uma ventilação precária, o que favorece a contaminação do ambiente e diminui a efetivação do tratamento as crianças atendidas no hospital. Além disso, a sala de endoscopia, que tem pouco mais de 15 m², também é responsável pela colonoscopia, broncoscopia e o pior, nessa sala também se faz a limpeza dos instrumentos usados na unidade.

O ar condicionado do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) está danificado desde 2013, sem que medidas fossem tomadas para resolver o problema. Quem estava no setor durante a visita técnica, percebeu a alta temperatura dentro de um ambiente onde crianças são obrigadas a se adaptarem ao calor no local.

A diretora do Sind-Saúde/MG, Neuza Freitas, destacou que nos últimos 12 anos, o governo tucano deixou a saúde do estado em situação de calamidade. A condição de diversos estabelecimentos ficou crítica e isso fez com que a prestação de serviços de saúde à população ficasse ameaçada.

IMG 5878

O Deputado Jean Freire informou que irá levar tudo que viu a comissão de saúde da ALMG para que os deputados estaduais estejam cientes da necessidade de se rever a oferta de serviços públicos de saúde no estado e deliberarem sobre melhorias estruturais e de condições de trabalho.

Trabalhadores pedem mais respeito dentro da unidade

Ainda durante a visita técnica ao Hospital Infantil João Paulo II, o Sind-Saúde/ reuniu trabalhadoras da enfermagem para que elas próprias levassem ao deputado Jean Freire as condições de trabalho em que as mesmas estão inseridas.

trabalhadores reunidos sindsaude

De acordo com as trabalhadoras, o CGP sofre por muitos anos com o assedio moral promovido pelas gestões da unidade, com o remanejamento obrigatório sob coação, transferindo ao técnico de enfermagem responsabilidade que é do governo, como falta de profissionais. Além disso, o local de descanso dos trabalhadores também é precário, sendo um puxadinho improvisado como pode ser visto na foto abaixo.

local de descanso

As servidoras alegam que qualquer profissional que decida reclamar de problemas dentro do João Paulo II é imediatamente repreendido pelos gestores e ainda ameaçado de exoneração. De acordo com elas, aconteceram casos de técnicos de enfermagens que denunciaram falhas dentro do hospital e imediatamente foram considerados “incapazes” pela medicina do trabalho. Os trabalhadores informaram que, apesar de gostarem de trabalhar na unidade, muitos querem pedir transferência por não tolerarem mais o desrespeito.

Esse tipo de retaliação contra os trabalhadores é algo comum de acordo com as servidoras. O Sind-Saúde/MG vem acompanhando essas denúncias e levando isso aos órgãos competentes. O Deputado Jean Freire também irá analisar as denúncias e levá-las ao conhecimento do novo governo do Estado.