Defesa dos serviços e servidores

Sind-Saúde participa da criação do Fórum de Defesa dos Serviços e Servidores Públicos de MG, que fez grande manifestação em Ouro Preto

20 Ouro Preto tais ferreira  capa

Centenas de representantes de trabalhadores e de sindicatos do funcionalismo estadual lançaram no sábado e no domingo, 20 e 21 de abril, o Fórum de Defesa dos Serviços e Servidores Públicos de Minas Gerais. No dia 21, paralelamente ao restrito evento da Medalha da Inconfidência, os sindicatos fizeram um grande ato nas imediações da Praça Tiradentes, denunciando a maneira com que o governo vem tratando os servidores e serviços públicos: péssimos salários e condições de trabalho, baixos investimentos, desrespeito aos direitos dos servidores e perseguição às lideranças sindicais, entre outros.

O Fórum foi criado inicialmente pelo Sind-Saúde/MG, Sindifisco-MG, Sind-UTE/MG, Sinmed/MG, Sisipsemg, Sindieletro/MG e Sindágua MG, que juntos representam mais de 80% do funcionalismo estadual. O Fórum está permanentemente aberto a novas participações e tem o objetivo de ser um espaço para denunciar e lutar contra as medidas nocivas com que os últimos governos de Minas vêm tratando o serviço público.

Em breve, será lançado um manifesto do Fórum tornando públicas as principais reivindicações. Inicialmente, plano de carreira e política remuneratória são temas centrais da luta conjunta. Já no lançamento do Fórum, foi demonstrado que os servidores públicos e suas entidades representativas estão unidos para que o governo de Minas respeite e valorize os trabalhadores.

Mais uma vez o governo e a Polícia Militar deram uma demonstração de que este governo não é aberto ao público, aos trabalhadores e aos debates e impediu que o público participasse da entrega da “Medalha da Inconfidência”, realizada anualmente no dia da morte de Tiradentes. A própria população de Ouro Preto foi impedida de entrar na Praça.

Campanha salarial da saúde

Todas as entidades reforçaram a importância do apoio mútuo nas respectivas campanhas salariais.

O Sind-Saúde, inclusive, realizará a próxima assembleia geral dos servidores estaduais da saúde no dia 15 de maio, no pátio da ALMG.

20 Ouro Preto tais ferreira

20 Ouro Preto tais ferreira mesa

Fotos: Taís Ferreira

Veja a fala do diretor do Sind-Saúde, Renato Barros durante o lançamento do Fórum: