Dandara presente!

 


Dia 20 de novembro é para nos lembrar que ser negra(o) é resistir todos os dias

dandara redimensionada

O dia de hoje, no Brasil, é carregado de história e luta por respeito, por liberdade e pela dignidade de um povo. Desde 2003, por instituição da lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, este é o dia da Consciência Negra e dia de Zumbi. Não por acaso, a escolha da data é uma homenagem ao dia de morte do líder do Quilombo dos Palmares.

Zumbi dedicou a vida a lutar pela liberdade de seu povo, e morreu em combate no ano de 1695. Desde esse tempo, há quase quatrocentos anos atrás, os povos de descendência africana no Brasil, têm feito da luta uma constante de vida. Seja nos quilombos antigos e nos contemporâneos, seja nos becos e vielas das comunidades e favelas, este povo faz da sobrevivência a mais forte bandeira de resistência.

Mais do que uma comemoração, a importância desta data esta primordialmente vinculada à conscientização e revisão das estruturas de racismo que permanecem ditando as regras nas sociedades contemporâneas. Não podemos dizer que não existe preconceito de cor em um país onde a maioria da população em situação de desemprego, moradores de rua e infinitas outras vulnerabilidades, é negra.

Hoje é o dia de Zumbi e da Consciência Negra, mas, além disso, hoje é um dia para dedicarmos à reflexão de onde, dentro cada um(a) de nós e das nossas instituições, resiste o preconceito que nos separa pela cor.

Viva o povo negro, viva as religiões de matriz africana, viva Dandara, viva Zumbi!