Brasília – Pressão dos servidores





Ainda há muito que avançar. Mas a mobilização intensa e forte pressão dos servidores federais em todo o Brasil, que culminou nesta quinta-feira (22) com uma marcha na Esplanada dos Ministérios e manifestação em frente ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede provisória da Presidência da República, surtiu efeito. Pela manhã, a atividade na Esplanada reuniu mais de duas mil pessoas que vieram em caravanas de filiadas à Condsef de diversos estados. As manifestações de protesto que vêm sendo feitas desde o início de outubro, em defesa do cumprimento de acordos e compromissos firmados renderam, nesta quinta-feira, a reabertura do processo de negociações com o governo. A Condsef e a CUT foram recebidas pelo secretário-executivo do Planejamento, João Bernardo Bringel.

 

Na reunião, Bringel falou sobre o reajuste no auxílio-alimentação. O assunto foi centro dos comentários esta semana, depois que o relator do orçamento, deputado Geraldo Magela, disse ter garantido cerca de R$ 900 milhões para reajustar o benefício dos servidores do Executivo. De acordo com o Planejamento, o reajuste deve mesmo ficar apenas para 2010. A luta pela equiparação dos valores pagos aos servidores dos Três Poderes deve continuar. Ao que tudo indica, a intenção do governo é garantir percentual de reajuste por volta de 103%. Como o auxílio está bastante defasado, a Condsef defende que este reajuste pode ser melhorado para atender as demandas de cerca de 540 mil servidores em todo o Brasil.

 

GTs – Já foram agendadas reuniões para tratar questões pendentes dos servidores do Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes) e administrativos do Ministério da Fazenda. As reuniões para esses dois setores, que já possuem o relatório final de seu grupo de trabalho (GT), estão confirmados para os dias 28 de outubro e 3 de novembro, respectivamente. O secretário-executivo pediu quinze dias para a Condsef até que o novo ministro da AGU seja definido. A partir daí, será possível retomar as negociações também para esse setor. 

 

Bringel garantiu também a finalização de relatórios de GTs de outros oito setores. Os servidores do Ibama também podem aguardar o fechamento de seu relatório. Esse processo de finalização é fundamental. Sem os relatórios dos grupos de trabalho não se pode iniciar nenhuma mesa de negociação efetiva. Essas reuniões também já estão pré-agendadas. A Condsef seguirá divulgando informações de todo esse processo de reabertura de negociações.

 

O GT da Carreira de Previdência, Saúde e Trabalho (CPST) já está instalado e segue com suas reuniões. Foi assegurada ainda, a instalação do GT dos servidores das Agências Reguladoras, com data a ser definida. Bringel falou brevemente e se comprometeu a conversar com o ministro Paulo Bernardo sobre possibilidade da reabertura de prazo para inclusão de cerca de 36 mil servidores que estão de fora da carreira da CPST.

 

Bringel se comprometeu a conversar com Paulo Bernardo também para abrir uma agenda de negociações para servidores administrativos do Ministério da Justiça, servidores do PGPE lotados no Ministério da Defesa e Tecnologia Militar.

 

A reunião desta quinta sinaliza o reinício do processo de negociações com o governo. Isso não significa que as demandas e cláusulas pendentes dos setores estão garantidas. Por isso, o processo de mobilização intenso deve continuar. Mesmo porque é justamente esse processo e forte poder de pressão que garantem aos servidores a atenção necessária para os problemas ainda não solucionados e garantir acordos não cumpridos.

 

Plenária deve debater reabertura – Neste sábado, durante plenária nacional da Condsef, a reabertura do espaço de negociação com o governo será debatida por representantes de setores da base da Confederação em todo o Brasil. A Condsef não vai abrir mão de retomar as negociações com o governo também dos compromissos firmados como são os casos dos setores de Ciência e Tecnologia, administrativos da Agricultura, como também tabela remuneratória do PGPE.

 

Um indicativo está apontado para o dia 10 de novembro e também será votado durante a plenária. A determinação dos servidores e disposição para a luta são os diferenciais necessários para assegurar o respeito do governo pelos servidores da base da Condsef.

 

Os dias 1º, 15 e 16 de outubro e a marcha desta quinta-feira, dia 22, ficarão na história do movimento de mobilização dos servidores da base da Condsef. A direção da entidade parabeniza a todos os envolvidos nesses processos, fundamentais para avançar nas negociações com o governo. A participação em massa dos servidores em praticamente todos os estados é um feito a ser comemorado, uma vitória da classe trabalhadora que a Condsef, suas filiadas e CUT têm orgulho de representar.

Fonte: CUT