Auxílio-creche na ESP

Trabalhadores(as) conquistam direito histórico

06 Reunião EspA

Uma luta antiga dos(as) servidores da Escola de Saúde Pública (ESP/MG) teve nesta quarta-feira (06/04) um sabor de vitória. Desde 2007, após a desvinculação da Funed, os(as) trabalhadores(as) da ESP viram negado o direito ao auxílio-creche. Em reunião com representantes da Escola e do SInd-Saúde/MG, a Seplag enfim concedeu o benefício aos pais trabalhadores. Os critérios para recebimento do direito serão regulamentados por instrumento jurídico para este fim.

A reivindicação para que os(as) trabalhadores tivessem direito ao auxílio-creche foi formalizada em conjunto com as pautas especificas em 2011, a partir da organização dos servidores nomeados no primeiro concurso da instituição.

Os trabalhadores reivindicavam a isonomia de tratamento em relação às outras entidades do Sistema Estadual de Saúde, como a Funed e Hemominas, que recebem o benefício, e à Fhemig, que possui  vagas reservadas em creches que atendem os filhos dos servidores. A princípio, a deliberação dos trabalhadores era de que o benefício fosse fornecido até a construção de uma creche que contemplaria tanto os trabalhadores da ESP/MG quanto da Maternidade Odete Valadares, localizada próxima à Escola.

A pauta fazia parte de várias rodadas de negociações com o governo, mas sem avanços concretos para a efetivação desse benefício. A partir da gestão de 2015 a Diretoria Geral da entidade, Roseni Sena, passou a mediar e interceder junto ao governo pela concretização da pauta.

Na reunião desta quarta, a  subsecretária de Planejamento e Gestão de Pessoas da Seplag, Warlene Drumond, confirmou a informação passada na Mesa de Negociação Sindical Permanente, sobre a retomada dos pagamentos de promoções, progressões, apostilamentos, quinquênios, biênios e atualizações de tabelas salariais previstas em lei a partir da folha de abril/16.

06 Reunião Esp