Volta para o SUS!

Laboratório privado não dá conta da demanda atendida pelo SUS em Vespasiano

Cartaz marcação de exames ok

Cartaz afixado no Postinho não explica real motivo da suspensão

No início deste ano, a Prefeitura de Vespasiano começou as obras de construção do Laboratório Municipal. De fato, investir em mais estrutura e capacidade de atendimento é uma obrigação do poder público. Acontece que com o fechamento do antigo laboratório, os pacientes são encaminhados ao laboratório privado Hermes Pardini para realizar os exames. Já são vários relatos que denunciam a dificuldade de atendimento.

Para  ter uma ideia, no laboratório, a média de pessoas atendidas por dia era de 270,  cerca de 600 exames a cada dia. Esses dados não levam em conta os exames de atendimento de urgência. Já no Hermes Pardini, está sendo estipulado um limite de apenas 40 atendimentos por dia.  Exigimos da Prefeitura uma estratégia de atendimento laboratorial à população de Vespasiano, até que seja finalizada a obra de ampliação. Não podemos apenas aceitar a falta de estrutura, com a justificativa da obra em andamento!

DEMORA NO ATENDIMENTO

Os pacientes que procuram o Postinho, também têm relatado problemas no atendimento. A média de espera para conseguir marcar uma consulta é de duas a três horas, tempo que poderia ser consideravelmente reduzido se houvesse um serviço de acolhimento disponível aos usuários.

Quando as pessoas tiveram a notícia por parte da prefeitura que a fila iria ser extinta não imaginavam que o problema ainda iria permanecer. O preenchimento manual das fichas e a porta de entrada sem nenhuma diferenciação coloca o caos diário no atendimento do Postinho

Não podemos naturalizar que a população perca horas do seu dia na fila de um centro de saúde! É obrigação da gestão municipal aplicar o recurso público em melhorias estruturais e no atendimento.