Vitória dos trabalhadores

Galeria ALMG Votação 13  4

Acordo de Greve é aprovado na ALMG

 

Atualizado às 13h30, 14 de novembro.

Depois de muita luta, 28 dias de greve e mais de dois meses pressionando a tramitação, o PL 3.451/2012, que dispõe sobre o acordo de greve, foi aprovado em Plenário nesta terça-feira (13/11). Os trabalhadores da saúde mostram sua disposição de luta desde o início até o último momento quando lotaram as galerias da Assembleia Legislativa (ALMG) e chamou a atenção dos parlamentares. O Projeto foi aprovado em primeiro turno com emendas que alteram a redação e ampliam para 40% a gratificação complementar na Hemominas. O governo enviou um termo de compromisso afirmando que irá apresentar propostas que atendam os trabalhadores da Secretaria de Saúde (SES/MG), Escola de Saúde Pública (ESP) e campus da Unimontes.

Os trabalhadores estiveram durante toda a terça-feira nas galerias do Plenário para pressionar a votação do PL que representa toda a luta que fizeram durante a greve. A Gratificação Complementar de 40% será retroativo à agosto deste ano e reajustado para 50% em agosto de 2013 para os servidores da Fhemig, Funed, Hemominas e Hospital Universitário da Unimontes. Se houver vontade política do governo a GC poderá vir na folha de pagamento de dezembro que é pago em janeiro de 2013.

Com o termo de compromisso, o governo promete para os trabalhadores que não foram contemplados que irá apresentar propostas na primeira quinzena de dezembro e enviará projeto de lei à ALMG no início de 2013.

Galeria ALMG Votação 13 1

 

Trabalhadores pediram votação e mudanças no texto

Negociação PL 13 1

Negociação PL 13 2

A votação desta terça-feira (13) só foi possível com a presença marcante dos trabalhadores desde a parte da manhã, quando aconteceram reuniões de negociações. Durante a manhã, além das reuniões de negociação, a participação dos trabalhadores conseguiu sensibilizar os deputados para que o PL fosse votado a noite. A reunião em Plenário foi suspensa por várias vezes para que governo, deputados e o Sind-Saúde/MG pudessem discutir sobre os pontos divergentes.

 

Governo envia termo de compromisso sobre excluídos


Para responder a reivindicação do Sind-Saúde/MG, o governo enviou um termo de compromisso afirmando que até a primeira quinzena de dezembro irá apresentar proposta que contemple os servidores da SES, ESP e campus da Unimontes que ficaram de fora do projeto de lei.
O Termo enviado pela subsecretária de gestão, Fernanda Neves, foi assinado por deputados lideres da maioria e minoria e pelo diretor do Sind-Saúde/MG, Renato Barros.

 

Termo de comprimisso 1

Termo de comprimisso 2

 

PL volta para aprovação final nesta terça

Com a aprovação em 1º turno, o Projeto de Lei do acordo de greve voltou para a última analise da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária e entrará novamente na pauta do Plenária para votação final. A pressão do Sind-Saúde é para que na terça-feira (20/11) o PL seja aprovado em 2º turno e liberado para publicação. Convocamos a categoria para acompanhar o último passo do PL na ALMG.

Votação 2º turno – Terça-feira (20/13)

ALMG

09h00

O Sindicato irá garantir ônibus para deslocamento da categoria

 

Galeria ALMG Votação 13

 

Galeria ALMG Votação 13  2

Galeria ALMG Votação 13  3

Veja o Boletim do Sindicato: 

panfleto Aprovado PL

panfleto Aprovado PL2