Visita aos hansenianos/Bambuí

Comissão vai visitar colônia de hansenianos em Bambuí

Deputados querem verificar situação dos internos da Casa de Saúde São Francisco de Assis.

(Fonte: ALMG)

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará na quarta-feira (19/3/14), às 9h15, visita à Casa de Saúde São Francisco de Assis em Bambuí (Centro-Oeste do Estado). A instituição fica na Fazenda da Lagoa, s/nº, zona rural da cidade. Logo em seguida haverá uma audiência pública no próprio local. A atividade terá a participação dos deputados que compõem a Frente Parlamentar de Erradicação da Hanseníase e Preservação da Memória das Colônias e Preventórios no Estado.

De acordo com a coordenadora da frente, deputada Maria Tereza Lara (PT), o objetivo é verificar as condições de funcionamento e a situação dos moradores da colônia, além de tomar providências para a preservação do patrimônio cultural do local. “Estamos trabalhando a pedido do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), um órgão nacional importante, que solicitou a realização dessa visita”, explica. Com o mesmo propósito, a comissão já visitou, em fevereiro deste ano, a Casa de Saúde Padre Damião, em Ubá (Zona da Mata). Estão previstas para serem visitadas ainda no primeiro semestre as colônias de Três Corações (Sul de Minas) e Betim (RMBH).

A deputada destaca que, após a conclusão das visitas, será feito um relatório de diagnóstico da situação das colônias de hansenianos, a ser apresentado para a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), instituição que administra os locais. Além da parlamentar, também são autores do requerimento para a visita em Bambuí os deputados Durval Ângelo (PT), Rogério Correia (PT), Adelmo Carneiro Leão (PT) e Glaycon Franco (PTN).

Frente Parlamentar – A Frente Parlamentar de Erradicação da Hanseníase foi lançada em setembro de 2013 na ALMG e é considerada pioneira no âmbito dos Estados. O único grupo de trabalho existente, hoje, atua no Congresso Nacional. Os objetivos da frente mineira são combater o preconceito, buscar recursos públicos para implementação de políticas permanentes e ainda promover a preservação da memória das antigas colônias, centros que abrigaram os pacientes ao longo da história.