Trabalhadores da saúde desocupam a ALMG e aguardam solução do governo

Os trabalhadores da saúde que ocupavam a Assembleia Legislativa decidiram suspender a vigília nesta quinta-feira (15) após os deputados Adelmo Leão (PT) e Carlos Mosconi (PSDB) assinarem um ofício se comprometendo a participar da reunião de negociação que o governo marcou para a próxima terça-feira (20). A decisão da desocupação foi tomada por volta das 22h desta quinta, mas os trabalhadores continuam em estado de alerta até o dia da reunião. Caso não haja avanços, poderá haver o retorno da ocupação ou outros atos de pressão e mobilização.

A enrolação do governo para abrir as negociações voltou a mobilizar os trabalhadores. Após assembleia da categoria na última terça-feira (13/09), os trabalhadores decidiram ocupar a ALMG para chamar a atenção do Legislativo para o não cumprimento do acordo por parte do governo. A saúde terminou a greve no dia 15 de julho, com a promessa da Seplag de abrir as rodadas de negociações para o atendimento dos pontos reivindicados.

Os trabalhadores acampados na ALMG receberam muitos apoios neste último dia de ocupação. No mesmo dia, aconteceu uma assembleia da educação no Pátio da ALMG e os educadores afirmaram apoio à luta da saúde. O diretor do Sind-Saúde/MG Renato Barros falou durante a assembleia da educação sobre a importância dos dois movimentos, que demonstram o descaso do governo em ambas as áreas.

Confira abaixo o boletim da ocupação:

000boletim pos ocupacao.jpg