Sind-Saúde pressiona e decreto das 30 horas sai

O decreto que define os critérios e procedimentos para opção das 30 horas na Fhemig e Hemominas foi publicado hoje (13/3) no diário oficial. O Decreto 45.926/2012 atinge os cargos de enfermagem, técnico operacional de saúde, analista de gestão e assistência à saúde na Fhemig. Já na Hemominas esta opção poderá ser feita para os cargos de assistente técnico de hematologia e hemoterapia.

A Fhemig e a Hemominas deverá agora circular um ato normativo para efetivar a redução da jornada de trabalho. O Sind-Saúde já solicitou a publicação deste normativo em reunião hoje (13/03) com a presidência da Hemominas. Segundo a direção da Fhemig, nos próximos dias será publicado a resolução regulamentando esse direito aos trabalhadores.

Conforme antecipado pela direção da Fhemig, os primeiros cargos atingidos pela redução deverão ser na área da enfermagem e, logo em seguida, todos os outros que prevê no decreto. Os trabalhadores que já fizeram o pedido pela redução da jornada serão os primeiros a receber a mudança.

Caso o trabalhador opte pela redução, ele será posicionado na tabela referente às 30 horas, obedecendo ao mesmo grau e nível que ocupar na tabela anterior.

O Sind-Saúde comemora esta vitória da categoria que é fruto da resistência dos trabalhadores na greve do ano passado. O Sindicato percebe que esta redução da jornada, aliado com a luta futura de valorização do salário, é o caminho para uma melhor qualidade da saúde pública e um respeito ao trabalhador.

Clique aqui para acessar a publicação do Decreto no Diário Oficial de Minas Gerais.