Sind-Saúde participa de mobilização nacional pelo piso dos ACS e ACE

Nesta terça (04) e quarta (05), Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) de todo o Brasil fazem atos em Brasília pela implementação do piso salarial e do plano de carreira para a categoria. A Mobilização Nacional é organizada pela CNTSS/CUT, por meio de sua Coordenação Nacional dos Agentes Comunitários. O Sind-Saúde enviou ônibus com diretores da entidade e com vários agentes da Região Metropolitana de Belo Horizonte e de algumas cidades do interior de Minas.

O objetivo imediato das mobilizações é o encaminhamento do projeto de lei que regulamenta a Emenda Complementar 63, cuja aprovação garantiria uma lei federal para dispor sobre o piso salarial profissional nacional, o regime jurídico, as diretrizes para o Plano de Carreira e a regulamentação das atividades.

Durante o encontro nacional, está programada, entre outras atividades, sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Agente, caminhada no Palácio do Planalto e audiência pública. São aguardados cerca de 5 mil agentes de todo o país.